CEU Ponte Alta utiliza teatro para conscientização sobre violência doméstica

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos iniciou em 2018 um trabalho de criação coletiva com o objetivo de utilizar a arte cênica como ferramenta de integração e ampliação da consciência de mundo, do outro e de si mesmo. A proposta do Projeto Teatro-Escola 360, uma iniciativa da Secretaria de Educação e do Programa da Escola 360, é ir além do simples treinamento para formação de artistas, ampliando o nível de conscientização sobre temas que afetam a sociedade.

O primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo, a peça Jogos de Intolerância, aborda temas como homofobia, machismo e depressão, além de oferecer uma visão aprofundada sobre a intolerância do ser humano. Um recorte da peça fala de Talita, mulher que sofre diariamente nas mãos de seu marido José, que utiliza da violência física, moral, psicológica, sexual e patrimonial para mantê-la sob seu domínio.

Com base nesse enredo, Fabiana Penna Martelletti, chefe de seção administrativa, e Marcelo de Oliveira, coordenador de programas educacionais, funcionários do CEU Ponte Alta, realizaram em parceria com o Espaço Mulher Clara Maria um encontro para reflexão, esclarecimentos e divulgação sobre violência doméstica e medidas protetivas. O evento foi realizado na sexta-feira (30) no Teatro Kátia Regina Coelho, do CEU Ponte Alta.

Numa roda de conversa, a assistente social Fabiana Chimirri mediou a discussão sobre os 13 anos da lei Maria de Penha, promulgada com o objetivo de diminuir os índices de violência doméstica. Apesar dos avanços, o feminicídio matou 12 mil mulheres e quase 900 mil pediram medidas protetivas em todo o Brasil nos últimos três anos. Portanto, há um longo caminho a percorrer e a educação e a arte podem contribuir muito para a mudança dessa realidade.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -