Centro de Referência em Direitos Humanos é inaugurado no Pimentas

Assunto: CR Direitos Humanos Inauguração Local: Estrada do Capão Bonito, 53, esquina com Av. Sacramento - Jd. Maria de Lourdes Data: 11.05.2019 Foto: Fabio Nunes Teixeira
- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou nesse sábado (11) o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), no Centro de Integração da Cidadania (CIC ), Pimentas. A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, representantes de entidades religiosas e lideranças comunitárias. O equipamento visa garantir os direitos das populações historicamente discriminadas, através de acolhimento e orientação sobre serviços oferecidos no município.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos, o Centro de Referência é também um canal de comunicação da população com as subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão; Políticas para as Mulheres; Políticas para a Diversidade; Políticas para o Idoso; Juventude e Igualdade Racial, que atuam de maneira integrada com as demais pastas da prefeitura, como as secretarias de Saúde; Educação; Esporte, Desenvolvimento e Assistência Social, dentre outras.

Presente à inauguração, o prefeito Guti elogiou o equipamento e ressaltou a parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que cedeu o espaço para instalação do centro, sem custo para o município, e também agradeceu pela parceria da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras) que realizou o Islam Solidário com atendimentos de saúde, cidadania, cultura e lazer.

Na oportunidade, o chefe do executivo também parabenizou os grafiteiros Fernando Manoel da Silva e Leonardo de Oliveira Ruelo, mais conhecidos por FnD e Uebis, respectivamente, pela arte que alusiva ao Centro de Referência. “Espero que a gente consiga levar a consciência que realmente precisamos para fazer com que os direitos humanos sejam respeitados e acolhidos na nossa cidade e no nosso país”, afirmou.

Lameh Smeili, secretário de Direitos Humanos, por sua vez, agradeceu ao CIC por meio da diretora Ida Rosana, que intermediou a parceria entre o governo do estado e a prefeitura. “Aqui será um prédio em defesa da dignidade do ser humano, onde vamos acolher as pessoas que procuram seus direitos. Aqui nós já temos o Ciet, o Fácil, o CRAS e Creas da Assistência Social, o Procon e agora temos o Centro de Referência em Direitos Humanos e atividades da Academia na Praça 60+. Que essa inauguração seja uma curva crescente desse governo em defesa da vida humana”, ressaltou.

O secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, disse que o CIC estará sempre aberto para questões de cidadania inclusiva. “Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso com a cidadania, com a justiça. Sabemos da importância em levar a proteção aos direitos das pessoas que mais precisam. Vamos trabalhar todos juntos para ampliar essas ações em favor da cidadania”, afirmou.

Serviço:

O Centro de Referência em Direitos Humanos fica no Centro de Integração da Cidadania (CIC), Estrada do Capão Bonito, 53 – Jardim Maria de Lourdes – Região Pimentas.

Imagem: Fabio Nunes Teixeira / PMG

- PUBLICIDADE -