CEI do Aeroporto recebe autoridades

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga possíveis práticas irregulares no GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, recebeu ontem Alexandre Kise, ex- secretário do Meio Ambiente e o atual Abdo Mazloum.

Na ocasião Kise afirmou que à época do seu mandato tramitou um processo movido pelo Ministério Publico Estadual (MPE) contra as empresas áreas para recuperação ambiental. “A própria Câmara Ambiental como base na Política Nacional do Meio Ambiente entendeu que é dever daqueles que poluem compensar pelos danos que causaram ou que vierem a causar”, disse. De acordo com o ex-secretário atualmente o processo tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O ex-secretário também mencionou que por meio dos seus anuários a própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) admite existir uma poluição considerável mesmo com a tecnologia avançada das aeronaves. 

Em resposta as informações apresentadas, o vereador João Dárcio (Podemos), que preside a CEI, afirmou que pediu para os técnicos da comissão levantarem o processo. “Nosso papel é juntar informações dando elementos tanto para justiça, quanto para administração pública tomar as devidas providências. Está claro o dano causado pelo aeroporto a nossa cidade”, argumentou.

O parlamentar também destacou que é contra o pagamento de taxa por parte dos cidadãos. “Isso deve ser cobrado de quem polui o meio ambiente e administra toda essas empresas que poluem, ou seja, da Gru Airport, ou das empresas áreas ou daquelas que fornecem os combustíveis para as aeronaves”, pontuou.

Ainda dentro do prazo, a comissão também aguarda receber cópias do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a GRU Airport e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), que regulamenta questões ambientais, além da minuta do contrato com as empresas que se estabelecem no aeroporto. O segundo documento faz parte da investigação sobre cobrança de valor para manutenção do sistema de internet.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -