Servidores municipais participam de curso sobre patrimônio cultural

- PUBLICIDADE -

Da Redação

Durante o mês de setembro, cerca de 30 servidores da Prefeitura de Guarulhos participaram do curso Patrimônio Cultural e Dimensões da Educação Patrimonial. Este é oferecido pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp (campus Guarulhos) em parceria com a Escola de Administração Pública Municipal (Esap) e a Comissão do Sistema de Gestão de Documentos (CSGD), da Secretaria de Gestão.

O objetivo foi envolver os membros da Comissão de Avaliação de Documentos (CAD) das diversas pastas da prefeitura, além de proporcionar instrumentalização dos profissionais atuantes em diferentes níveis da administração pública para questões importantes do município, como patrimônio histórico, gestão documental e preservação da história, além de provocar um pensamento crítico quanto aos assuntos abordados, fazendo uma ligação com passado, presente e futuro.

As aulas foram ministradas pelos professores Claudia Plens, Fernando Atique, Lucília Siqueira, Márcia Eckert Miranda e Odair Paiva, todos da Unifesp. Entre os diálogos, foram abordados assuntos como memória e patrimônio, história e arquivos, patrimônio edificado e cidade, museus e cultura material, arqueologia histórica, educação patrimonial e patrimônio imaterial.

De acordo com o Odair da Cruz Paiva, professor-adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo – Campus Guarulhos, os alunos foram bem participativos. “Percebemos que muitas das questões abordadas pelos professores suscitaram dúvidas advindas de um conhecimento muito preliminar sobre a situação patrimonial do município. Acreditamos que essa troca de experiências, especialmente com pessoas ligadas à administração municipal, possa somar positivamente não só em nossa prática na universidade como também na prática dos servidores”, afirmou.

- PUBLICIDADE -