Projeto Construindo o Futuro atendeu 1,3 mil adolescentes em agosto

Assunto:Programa Construindo o Futuro Local:EE Prof José Roberto Friebolin - Rua Bahia - Vila Rosália Data:07.08.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Guarulhos atendeu no mês de agosto cerca de 1,3 mil adolescentes pelo projeto Construindo o Futuro. Viabilizado pela Secretaria do Trabalho, a iniciativa proporciona palestras, emissão de carteira de trabalho, oportunidades de estágio, teste vocacional e sorteios de cursos para os jovens das escolas estaduais do município.

No mês de agosto, as escolas atendidas foram Wanda Masagni de Sá, no Jardim Rosa de França, Inocoop II, no Bonsucesso, Professora Valderice Therezinha da Motta Campos Marchini, no Jardim Bela Vista, e Professor José Roberto Friebolin, na Vila Rosália.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras sobre indústria 4.0, empregabilidade, profissões do futuro, importância de línguas estrangeiras na hora de conseguir um emprego, entre outras. Além disso, mais de cem alunos saíram dos eventos com carteira de trabalho em mãos, prontos para buscarem o primeiro emprego.

De acordo com Graziela Castelani Pereira, coordenadora da escola Professor José Roberto Friebolin, este tipo de ação é um incentivo para os alunos, que muitas vezes não têm perspectiva de futuro devido a fatores como falta de incentivo da família ou condições sociais. “Para muitos dos nossos alunos esta é a única oportunidade de acesso a esses serviços. Isso tudo contribui para a perspectiva de futuro deles”, afirmou.

Entre as palestras, destacou-se a ministrada pelo cabo da reserva do Exército Brasileiro e coordenador do Instituto de Orientação e Preparação às Escolas Militares (Iopem), Roger Campelo de Magalhães, que tratou sobre a carreira militar. A palestra abordou temas como formas de ingresso na carreira militar, funções, benefícios e salários, além de mostrar para os adolescentes a importância dos estudos, independente de qual área eles escolham seguir.

“Muitos jovens acham que carreira militar é apenas pegar em armas, ir para a guerra etc., mas vai muito além disso, pois existem mais de 70 profissões dentro da carreira militar, divididas entre área ativa, que são as profissões como piloto, paraquedista, mergulhador, entre outros, e área interna, que engloba médico, químico, físico, psicólogo, jornalista, atleta, entre diversas outras opções. Nós explicamos as diversas formas de ingresso, que não se resume a apenas alistamento militar. Existem, por exemplo, concursos públicos para poder trabalhar conosco”, disse.

Entre os parceiros da Secretaria do Trabalho na prestação de serviços nas escolas estão Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Brasil, Ellenco Estágios, Prepara Cursos, Brilho Próprio, Skill Idiomas, Liveely’s Idiomas, Progresso, Fisk, Nube, Faculdades Eniac, Cidaspy,Insituto de Orientação e Preparação para Escola Milita, Universidade Guarulhos, PBF, Escola do Mecânico e Belottis.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -