Palestras destacam a importância dos direitos humanos

Assunto:3º Ciclo Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos Local:Auditório Secretaria de Educação Data:03.09.2019 Foto:Sidnei Barros/PMG
- PUBLICIDADE -

Da Redação

Com o tema “Direitos Humanos, Participação e Democracia”, a Prefeitura de Guarulhos promoveu hoje o segundo encontro do 3º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo. Os palestrantes, a jornalista Conceição Lourenço e o professor Bruno Konder Comparato (Unifesp), falaram sobre “Jornalismo e a participação da pessoa negra” e “Planos de direitos humanos: história e importância”, respectivamente.

A jornalista enalteceu a realização de palestras e observou que existem poucos profissionais negros porque nem todos têm oportunidade de ingressar nas universidades. “As políticas públicas e de igualdade são muito importantes. Penso que quando se reconhece as diferenças é que a gente estabelece a igualdade”, disse Conceição, que confirmou a falta de profissionais negros na comunicação e em outras profissões.

O professor Comparato traçou uma linha do tempo para comentar a construção dos planos de direitos humanos no Brasil e no mundo, ressaltando as grandes conferências internacionais sobre o tema, em especial a de 1993, em Viena. “O plano ajuda a apontar o que precisa ser feito e quais as ações e metas em curto, médio e longo prazo”, afirmou. Ele ainda ressaltou que direitos humanos não podem ser tratados como ação de governo, mas sim de estado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humano sem parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de Guarulhos (Esap), o ciclo de palestras visa a capacitar servidores públicos, conselheiros e funcionários de entidades prestadoras de serviços que atuam com direitos humanos na cidade.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, as palestras contribuem para refletir sobre o papel da sociedade na elaboração de políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida de todos, em especial dos mais vulneráveis.

O evento contou com a participação de Karolzinha da Silva, psicóloga clínica, música e poeta, que se apresentou com mensagens de empoderamento em suas criações, além de fazer críticas sociais com bom humor. Karolzinha lançou neste ano seu primeiro single, Frô de Cactus, e seu primeiro livro de poesia homônimo pela editora Va Cartonera.

Publicação

Os participantes do encontro receberam o livro do 1º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizado em 2017 com a participação de Eduardo Suplicy, vereador e ex-secretário de Direitos Humanos de São Paulo, José Carlos Vaz (Universidade de São Paulo), entre outros nomes.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos

- PUBLICIDADE -