Ziraldo é retratado em caricaturas na exposição ‘Ao Mestre Com Carinho’

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

Quando Ziraldo completou 85 anos, recebeu uma homenagem especial de um grande número de artistas gráficos brasileiros, registrada no livro Ao Mestre Com Carinho: Ziraldo 85 no Traço de 85 Talentosos Cartunistas, publicado pela Melhoramentos. Agora, às vésperas de festejar seus 87 anos na terça-feira (24), o criador do Menino Maluquinho volta a ser homenageado. O livro de caricaturas virou uma exposição que poderá ser visitada na Casa Melhoramentos, na zona oeste de São Paulo, até o dia 31 de outubro. A entrada é gratuita.

“Ziraldo é um ícone da literatura brasileira, artista multimídia, uma referência para a maioria absoluta dos artistas do humor gráfico, quase uma unanimidade, e esse fenômeno vem atravessando décadas e encantando várias gerações, justamente pela sua produção profícua, que teve o início de sua projeção nacional com os seus cartuns”, comenta Edra, responsável pela coordenação editorial da obra – e também por uma das ilustrações

Edra convidou artistas diversos para, por meio de caricaturas, cada um com o seu talento e estilo, “manifestar a admiração e carinho ao grande mestre”. Quase todos os estados brasileiros estão representados na obra, que conta com desenhos de artistas como Mauricio de Sousa, Paulo e Chico Caruso, Baptistão, Jal, Mônica Fuchshuber e Cláudia Kfouri, entre muitos outros.

As caricaturas são intercaladas, no livro, que foi premiado pelo 31º Troféu HQ Mix, por informações biográficas de Ziraldo, fotos e amostras do trabalho do próprio artista.

Zélio, irmão de Ziraldo e também artista, assina um dos textos de apresentação e relembra o dia em que foi com os pais até a estação Leopoldina para despachar o irmão mais velho para o Rio e diz que Ziraldo se tornou “um mito inquieto e criativo”.

Serviço:
Ao Mestre Com Carinho: Ziraldo 85 no Traço de 85 Talentosos Cartunistas
Onde: Casa Melhoramentos (Rua Tito, 479, – Vila Romana)
Quando: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h – até 31 de outubro
Entrada gratuita

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -