Zine Gueto – Metragem chega à 7ª edição com lançamento de publicação virtual

Divulgar e compartilhar experiências de produções cinematográficas locais e do Brasil afora são alguns dos objetivos do Zine Gueto – Metragem, publicação virtual que chega a sua 7ª edição com lançamento no próximo dia 24 de abril, sábado, das 18 às 21h. O evento de lançamento conta com exibições de filmes seguidas de debate com os realizadores, transmitido pelo canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube, no endereço https://youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw. A publicação ficará disponível no link https://zineguetometragem.blogspot.com/2020/10/participacao-feminina-na-vi-mostra.html

Sob mediação de Pâmela Regina, do Cineclube Incinerante, o evento apresenta a exibição do mais novo trabalho do cineasta Lincoln Péricles, Filme de Domingo, destaque em diversos festivais. O ator Adriano Araújo e os cineastas Daniel Neves e Janaina Reis também participam da live.

Daniel Neves, Janaina Reis, Renato Queiroz, Marina Soler e Lincoln Péricles são os colunistas da 7ª edição, que tem como tema o cinema experimental. A edição conta ainda com coluna especial de Marina Soler sobre cinema brasileiro contemporâneo e entrevista com o cineasta Nelson Simplício.

Em 2021, as publicações e exibições do Zine Gueto – Metragem acontecem todo último sábado de cada mês. Essa nova edição com exibições e publicações é um projeto contemplado por meio do PROAC editais.

Sobre o Zine Gueto – Metragem

O Zine Gueto – Metragem é uma publicação que surge em 2017, da necessidade de dar visibilidade ao cinema de quebrada e à cena independente,  difundindo a produção artística dos coletivos da cidade. Além de textos que aprofundam as temáticas das obras produzidas na cidade e de produções feitas pelo país, a publicação também propõe uma combinação com as artes visuais.

No ano passado, o Zine Gueto – Metragem cobriu a participação feminina na VI Mostra Guarulhense de Cinema, evento promovido pelo Cineclube Incinerante, por meio de artigo da colunista Janaína Reis, da Companhia Bueiro Aberto. Nesse artigo, Janaina relata os avanços da participação de mulheres no evento diante de um cenário em que prevalece o machismo e o preconceito. “Na segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, parece que as coisas são diferentes. Esse ano, dos 39 filmes apresentados, 17 são dirigidos ou orientados por mulheres”, comemora a cineasta.

De acordo com Daniel Neves, coordenador geral da publicação e responsável pela redação de textos, o nome Gueto – metragem é um neologismo que substitui a palavra dada ao gênero (curta ou longa – metragem). “Isso cria identificação geográfica, política e estética que busca retratar, divulgar e incentivar a produção do cinema nas periferias urbanas, sobretudo na cidade de Guarulhos”.

Atualmente, o Zine Gueto – Metragem conta com cerca de 60 publicações, textos que abordam a diversidade da produção audiovisual em Guarulhos, divulgação e compartilhamento de experiências de produções.

Para conhecer as publicações do Zine Gueto – Metragem, acesse https://zineguetometragem.blogspot.com/2020/10/participacao-feminina-na-vi-mostra.html

Serviço

Lançamento da 7ª edição do Zine Gueto – Metragem

Data: sábado, dia 24 de abril

Horário: das 18 às 21h

Evento online transmitido pelo canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube: https://youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw