WhatsApp para pequenos negócios

VOLTEI GALERA!!!

Tive um problema de equipamento no último mês, mais estou de volta e quero retomar um assunto que considero SUPER IMPORTANTE: a presença do seu pequeno negócio nas redes sociais. E hoje quero falar sobre um carinha em especial, o WhatsApp, que é a maior rede social de mensagens instantâneas mais popular no Brasil.

O WhatsApp, para pequenos negócios, pode ser uma forte ferramenta para auxiliar a comunicação com os clientes e na exposição de produtos. Vimos que com o fechamento temporário de lojas físicas e o isolamento social, causado pela pandemia, prejudicou inúmeros negócios, principalmente os pequenos negócios.

A atenção de nós como empreendedores é estreitar a comunicação com nossos clientes. Por esse motivo vejo o WhatsApp como forte aliado. Sendo assim trouxe algumas dicas muito importantes:

1 – Crie uma conta no WhatsApp Business

WhatsApp Business é pensado para atender às necessidades de pequenas empresas. Por isso, essa versão do mensageiro tem ferramentas adicionais, em comparação ao app “tradicional”.

2. Crie um catálogo para expor sua mercadoria

O catálogo é como uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de boas imagens dos itens à venda, é possível adicionar especificações, preços e atualizar seus clientes sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.

3. Responda à perguntas frequentes rapidamente

A versão do app para empresas oferece o recurso de respostas rápidas. Ou seja, é permitido criar atalhos para as mensagens que são enviadas mais vezes.

 

4. Divulgue o horário de atendimento

No perfil comercial do aplicativo, adicione informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do negócio e links das páginas em redes sociais.

5. Use a localização em tempo real nas entregas

Ao ativar o recurso de localização em tempo real, seus clientes podem acompanhar o percurso da entrega ou checar se a encomenda está próxima do seu destino.

6. Use etiquetas para classificar pedidos

A versão para pequenas empresas do aplicativo permite classificar, por meio de etiquetasde cores diferentes, contatos e mensagens. Esse é um recurso que pode ajudar na organização dos seus pedidos

7. Crie um link curto para divulgar seu WhatsApp

Os consumidores podem clicar no link curto, compartilhado por e-mail ou nas suas páginas do Facebook e Instagram, e começar uma conversa com você.

8. Faça videochamadas com a sua equipe

A comunicação interna entre a equipe de trabalho pode ser feita por meio de chamadas de vídeo em grupo.

9. Use o status

No status da plataforma é possível publicar fotos e vídeos dos bastidores.

10. Indique quando estará disponível

Você pode configurar uma resposta de ausência automática para indicar que não está disponível para atender, naquele momento.

E vale lembrar que o Presidente do Banco Central, permitiu a realização de pagamentos por meio do WhatsApp.

Lucas Felipe

Diretor Executivo da Agência Édigital e Diretor de Comunicação e Marketing da ACE-Guarulhos