VLT é solução inteligente para transporte no município

Da Redação

No mês passado, o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, esteve em missão internacional na Europa. Em uma das agendas nas cidades de Lyon e Paris, na França, o foco foi conhecer as experiências em mobilidade urbana, entre elas o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). A viagem atende aos convites da Agência Francesa de Investimento (AFD), Consulado Francês e Frente Nacional de Prefeitos.

Na ocasião Barros estreitou os laços com a Agência Francesa de Investimento, ressaltando a importância de financiamento para um estudo relacionado ao VLT em Guarulhos. “Nossa presença aqui é uma mostra de compromisso, dá a tranquilidade e a segurança necessárias para que a AFD invista em Guarulhos, financiando, por exemplo, o estudo de viabilidade do VLT em nossa cidade”, disse.

O VLT é a grande tendência de transporte de massa nos circuitos urbanos. Com ele há a redução no fluxo de veículos pesados na cidade. “Ele é leve, sobre trilhos, não polui por ser movido a eletricidade, não depende de trânsito e tem exatamente o horário de partida e chegada. Isso significa que você tem a programação e o planejamento do transporte urbano com mais eficiência”, explicou Barros.

Segundo ele, a AFD enviará técnicos especializados nesse tipo de ação para financiamento de um projeto de VLT para Guarulhos ainda neste mês de dezembro. “Assinamos um protocolo de cooperação técnica sem recursos financeiros. Virão técnicos para interagir com os profissionais da prefeitura e apontar a viabilidade financeira do projeto e o maior impacto positivo para a população. Isso é inovação e desestatização”, destacou.

Imagem: Divulgação