Vírus da raiva já matou 92 animais no estado

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O vírus da raiva já provocou a morte de 92 animais em todo o estado neste ano. Destes, 73 acometeram animais silvestres, principalmente morcegos, e de rebanhos de pecuária, como bovinos e equinos. Além de 19 casos registrados entre cães e gatos. Os dados são das secretarias da Saúde e da Agricultura e Abastecimento do estado.

As cidades de Araçatuba e Botucatu registraram os primeiros casos da doença em morcegos. Sendo que em Botucatu, não era registrado casos de raiva em cães e gatos há 30 anos. Outro município com ocorrências foi Campinas, onde foram confirmados 12 casos de raiva em morcegos este ano. O fato preocupa, pois a doença pode ser transmitida para humanos. E ainda não há cura para a enfermidade, que é letal na maioria dos casos.

No entanto, Guarulhos não registrou o óbito de nenhum animal em 2019. Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum tipo de animal contraiu a doença neste ano. Sendo que o último caso de raiva canina na cidade ocorreu na década de 80 e em felinos em 1993.

Para lidar com isso a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo lançou uma cartilha com orientação aos moradores sobre os cuidados com a doença, que traz informação de vacinação de animais domésticos e o risco de contato com morcegos doentes. Os órgãos competentes de cada cidade também realizaram vacinação de cães e gatos, ao redor da região onde foram identificados animais com a doença.

Imagem: Agência Brasil

- PUBLICIDADE -