Vias sem asfalto prejudicam população

- PUBLICIDADE -

Pedro Lacerda

Há anos a população de Guarulhos sofre com diversas vias que não foram pavimentadas. Um exemplo é a rua Panair, localizada na Vila Rio de Janeiro, onde os moradores enfrentam diversas enchentes devido ao córrego dos Cubas

“Uma situação lamentável, nós já protocolamos um ofício junto ao governo para solicitar a pavimentação. Pela presença do córrego, aqui enche de água em dias de chuva e proliferam diversos insetos e bichos peçonhentos”, diz Gabriela Djanira, 29, moradora da rua há 15 anos.

Os moradores da rua Estrada da Olaria, na Vila São João, também sofrem com frequentes problemas, sobretudo respiratórios, causados pela poeira. “Nós não aguentamos mais este tipo de situação. É muita poeira que nós temos aqui na rua. Além disso, existe um condomínio que solta água na rua e, até pela quantidade alta de lama, atrapalha e muito a nossa circulação”, diz Márcio Santos, que reside no local há 20 anos.

Outro local que enfrenta problemas devido à falta de pavimentação é a rua Souza Reis, no Recreio São Jorge. Segundo a moradora Luana Beatriz, 36, a via acumula barro, lama, sujeiras e, até por ser mãe de uma criança com necessidades especiais, a mobilidade e locomoção tornam-se limitadas. “Nós colocamos concreto improvisado por conta própria, porém não é asfalto, como deveria de fato ser”, disse.

A rua José Coutinho da Silva, na região do Fortaleza, possui parte asfalta, mas em sua maioria, a via é composta por pedras, buracos, lamas e poeira. “É triste. Moro aqui há 19 anos e nunca vi nenhuma iniciativa do governo em nos auxiliar nessa questão. Além disso, temos que descer a rua toda para pegarmos ônibus na avenida que fica longe daqui”, diz Sílvia Coelho, 44.

Em nota, a Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos (Proguaru) informou que o trecho da rua Panair é margeado pelo Córrego dos Cubas e o caso pode entrar na faixa de local não edificante, por força da Lei Federal 6.766/79 que regulamenta uma distância mínima de 15 metros para se efetuar obras, como a pavimentação solicitada.  Já em relação às demais ruas a empresa informou que no momento não existem projetos.

Imagens: Pedro Lacerda

- PUBLICIDADE -