Vereadores mantêm feriadão de nove dias na Semana Santa

Lucy Tamborino

Diferente dos vereadores da capital e até mesmo dos deputados estaduais de São Paulo e federais e senadores, os parlamentares da Câmara Municipal de Guarulhos não trabalharão pelos próximos nove dias. Isso porque, o Regimento Interno da Casa de Leis prevê que não haja expediente na Semana Santa inteira – mesmo o feriado ocorrendo apenas na sexta-feira (19) e as sessões ordinárias sendo realizadas as terças-feiras e quintas-feiras.

Desde 2006 alguns parlamentares vêm apresentando projetos de resolução com o objetivo de acabar com a regalia dos vereadores guarulhenses, porém nenhum deles passou pela Casa de Leis. Atualmente tramita no Legislativo um projeto de autoria do vereador Edmilson Souza (PT).

Em sua justificativa Souza afirma que as sessões da Câmara ocorrem na terça-feira e quinta-feira, dias que não impactam no feriado nacional. Sendo assim, de acordo com ele, não tem sentido a não realização neste período. “Eu venho aqui solicitar a sensibilidade desta Casa para que a votação desse projeto seja realizada ainda neste ano. Eu vou disponibilizar depois, quem quiser assinar também fique à vontade”, destacou o parlamentar ontem durante a sessão.

Os trabalhos desta quinta-feira transcorreram normalmente e os parlamentares, inclusive, votaram todos os itens da Ordem do Dia que continuam pareceres das comissões técnicas pertinentes para compensar a não realização das sessões na próxima semana.

Especialistas ouvidos pela Folha Metropolitana questionam a postura da Câmara de Guarulhos principalmente pelo fato do Brasil ser um país laico, dessa forma os parlamentares não deveriam se utilizar de um feriado tipicamente cristão para justificar a não realização dos trabalhos legislativos.

Na Câmara Municipal de São Paulo, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e no Senado Federal o expediente ocorre normalmente tanto com a realização dos trabalhos em plenário e nas comissões, sendo suspensos apenas a partir da quinta-feira (18).

Imagem: Lucy Tamborino