‘Verão no Clima 2021’ vai atuar na prevenção à covid-19

Em razão da pandemia da Covid-19, o projeto Verão no Clima 2021 vai adaptar as ações de conscientização sobre lixo e orientar a população que frequenta as praias também sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus. A informação foi divulgada durante o lançamento oficial da nova edição do evento, realizado por meio de webinar na última sexta-feira, 15/01.

O Verão no Clima tem o objetivo principal de conscientizar moradores e turistas sobre o lixo descartado nas areias das praias, no entanto, com a pandemia, os monitores vão conversar com a população também sobre prevenção à doença. As orientações, neste caso, vão considerar as informações atuais sobre combate à Covid-19, além dos impactos negativos do descarte inadequado de resíduos dentro deste contexto.

Durante o evento de lançamento do projeto, o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido, solicitou aos representantes dos municípios litorâneos que também intensifiquem a divulgação de informações. “Vamos alertar a população para evitar a aglomeração, manter o distanciamento social e usar máscara. Precisamos cuidar para que não só essa questão do meio ambiente seja vista, mas também a questão da saúde pública. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e, durante esta pandemia, temos que estar cada vez mais atentos”.

A coordenadora de Educação Ambiental da SIMA e responsável pelo projeto, Malu Freire, destacou que, em razão do momento atípico vivenciado nos últimos meses, a situação em relação ao lixo deve ser motivo de uma atenção ainda maior: “Em virtude da Covid-19, o lixo descartável, de uso único, cresceu e isso causa uma grande preocupação”, enfatizou.

A ação, que ocorrerá entre 22 de janeiro e 7 de março com equipes em 16 municípios, terá a participação de 279 monitores que atuarão, presencial ou virtualmente, desenvolvendo ações educativas com foco em 31 praias ao longo de todo o litoral paulista. Todos os participantes vão usar, além de máscaras, luvas e produtos de higiene.

Municípios

O projeto “Verão no Clima 2021” será realizado nas praias de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Treinamento on-line

Neste ano, em virtude das orientações para evitar o contágio do novo coronavírus, o treinamento dos monitores também foi feito virtualmente. A empresa habilitada a realizar as atividades do “Verão no Clima” neste ano é a Mercado Jovem (TM Lab Produções Criativa), selecionada por meio do chamamento público nº 01/2020/CEA.

Balanço

Desde a retomada do projeto (que é derivado da Operação Praia Limpa, iniciada em 1988), em 2018, foram abordadas aproximadamente 547 mil pessoas. Também já foram realizadas ações como mutirões de limpeza, corridas, caminhadas, documentários a céu aberto sobre lixo no mar e ações nas redes sociais, atingindo cerca de 280 mil pessoas. Registros de lixo no mar vêm crescendo ao longo dos últimos anos e atitudes em relação ao descarte de materiais em praias não podem ser desconsideradas.

Para se ter uma ideia, em 15 mutirões de limpeza realizados por meio do projeto em 2019, foram recolhidas cerca de 5,3 mil toneladas de lixo, sendo a maioria itens de plástico e bitucas de cigarro.
O Verão no Clima vai ao encontro da chamada Década dos Oceanos (2021-2030), decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e dedicada à promoção de atividades de contribuam para a um oceano limpo, saudável e resiliente, previsível, seguro, sustentável e produtivo, transparente e acessível, e conhecido e valorizado por todos.