Depois de quedas acentuadas no início da pandemia no Brasil, o varejo de
livros vem apresentando crescimento consistente nos últimos meses, fato
comprovado pelo 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2020, divulgado
nesta terça-feira, 17, pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e
pela Nielsen. Houve crescimentos de 25% em volume e 22% em valor dos livros
vendidos, comparado ao mesmo período de 2019 Foi a maior variação positiva do
ano.
Para o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, a melhor notícia é ver o
interesse crescente dos leitores. “A discussão recente sobre a tributação
dos livros teve um impacto positivo para a indústria. A reação da sociedade,
representada pelo abaixo-assinado #defendaolivro, acabou refletida no consumo.
Claramente o brasileiro está lendo mais durante a pandemia”, comenta, em
comunicado.
De acordo com a pesquisa, o setor livreiro contabilizou 3,62 milhões de títulos
vendidos, faturando R$136,86 milhões. Ao longo do ano de 2020, foram
comercializados 32,81 milhões de livros, movimentando R$1,39 bilhão. Já em
2019, foram vendidos 33,50 milhões de títulos com um faturamento de R$1,43
bilhão no mesmo período. Em percentuais, esses números representam uma queda de
3,10 pontos em valor e de 2,06 em volume.
O mercado ainda espera as vendas da Black Friday e do período do Natal para
expandir os números de 2020.
Os números do Painel do Varejo de Livros no Brasil têm como base o resultado da
Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados
no País.
Vendas de livros no País crescem e pesquisa aponta para mais leitura na pandemia
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