Veja como limpar corretamente as calhas

Jornal Folha Metropolitana Guarulhos

Olá, sou o Rafael Lima da ERJ Reformas, e hoje em nossa série de dicas de pequenas reformas, vamos falar sobre como realizar a limpeza das calhas de seu telhado de forma segura, rápida e eficiente, mas lembre-se de que na hora de reformar sua casa ou escritório, chamar a ERJ!

As calhas são o meio mais inteligente e seguro de conduzir a água proveniente das chuvas diretamente para um único ponto, evitando uma série de problemas e transtornos. Hoje inclusive, muitas construções já utilizam desta canalização das águas feitas pelas calhas, para armazenar esta mesma água para usos diversos como lavagem de portarias, quintais, descargas de banheiros, etc. O problema de calhas entupidas parece ser algo simples mas em diversos casos, entupimentos e obstruções podem gerar acúmulo de água em algumas partes que podem danificar a calha, gerar infiltrações nas paredes de sua casa, além do risco deste acúmulo de água e sujeira formar um viveiro de mosquitos.

Para realizar esta tarefa você precisará de alguns itens bem simples e que certamente já estão em sua casa. Confira: escada, luva de borracha, espátula, escova de pisos e mangueira.

 

Passo a passo

  1. Apoie uma escada na parede o mais próximo da calha, certificando-se de que está firme e apoiada em todos os pontos (se possível ainda, amarre-a com uma corda a algum ponto) e suba com cuidado até o local onde está instalada a calha. Tenha cuidado ao subir no telhado pois ele pode estar úmido e escorregadio.
  2. Utilizando a luva, retire lentamente as sujeiras e resíduos que estiverem na calha. É comum o acúmulo de gravetos e folhas de árvores.
  3. Com uma mangueira, enxágue com água para retirar o que sobrou de sujeira esfregando com a escova de piso com cuidado para não deslocar a calha de seu lugar. A recomendação é que a limpeza seja feita a cada seis meses.
  4. É importante neste momento, verificar se as juntas de emenda da calha estão unidas e sem buracos ou vazamentos. Caso haja, existem inúmeras marcas de silicone em gel em tubos, que podem ser compradas em qualquer casa de materiais de construção. Mas ao aplicar, certifique-se de que não há previsão de chuvas ao menos nas próximas 24 horas para que sua vedação tenha tempo de secar.

Agora sim! Garantimos à você, novamente o posto de herói da casa, evitando vazamentos e ainda reaproveitando água da chuva para demais usos! Mas lembre-se que, se for reformar ou construir, chame a ERJ pois estamos à disposição para concretizar seus projetos! A ERJ possui engenheiros, arquitetos e equipes de profissionais capacitados e prontos para a reforma que você queria, nas condições que você pode pagar. No mês de setembro preparamos preços e condições especiais para os serviços de pintura. Acesse www.erjreformas.com.br

Fique ligado que nosso projeto Sua reforma Folha e ERJ já está quase pronto. Prepare-se!

Imagem: Divulgação