Vai viajar? Confira infração de trânsito campeã de multas no fim de ano

Foto: Freepik
- PUBLICIDADE - Anuncie

Com a temporada de fim de ano se aproximando, muitos brasileiros estão planejando suas viagens para celebrar com familiares e amigos. No entanto, é importante estar ciente das infrações de trânsito que podem resultar em multas e prejudicar a tranquilidade das festas. Muita empolgação e a vontade de chegar logo ao destino podem fazer com que os condutores queiram acelerar mais e isso tem consequências quando feito sem prudência. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a multa por velocidade superior à máxima permitida em até 20% é uma das mais aplicadas na época, colocando em risco a segurança dos condutores e de quem transita pelas estradas.

Considerada uma infração média, a multa possui valor de R$130,16 e 4 pontos descontados da carteira. Para Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, é necessário prudência e atenção, pois são cruciais para evitar dor de cabeça. “Para não ter problemas durante sua viagem, é fundamental atenção aos limites de velocidade específicos de cada trecho e também respeitar as normas de trânsito. Além disso, é importante frisar o cuidado ao se realizar ultrapassagens, a utilização do cinto de segurança, o respeito à sinalização e a não ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir são práticas essenciais para uma viagem segura”, afirma o especialista.

Vale ressaltar que, as multas de trânsito aplicadas em outros estados ou países são válidas, e o condutor é, sim, obrigado a pagar e cumprir a legislação da região. Atualmente, existem acordos e convênios entre órgãos de trânsito de diferentes estados e países, permitindo o intercâmbio de informações e a cobrança das infrações em seus respectivos locais de origem.

Muitas pessoas desconhecem que, em algumas situações, é possível substituir uma multa de trânsito por uma advertência por escrito. Isso geralmente acontece em infrações menores (leve ou média) e em casos onde o infrator não tenha cometido outras infrações de trânsito nos últimos 12 meses.  Além de proporcionar a oportunidade de aprender com a troca de uma multa por uma advertência por escrito, a medida é benéfica para a eficiência do sistema de aplicação da lei.

Caso aconteça a infração, é possível recorrer e isso pode ficar mais fácil com a contratação de um serviço especializado. “Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito. Esse auxílio de alguém que entende sobre direito de trânsito é de extrema valia, já que o conhecimento sobre as leis e os trâmites pode acelerar a solicitação do recurso”, explica o CEO.

É comum a intensificação na fiscalização durante o período festivo, com o objetivo de garantir a segurança de todos os usuários das vias. “Além das blitzes regulares, os radares e câmeras de monitoramento também agem para identificar e punir infratores. A segurança nas estradas é responsabilidade de todos. Ao adotar uma condução segura, você não apenas evita multas, mas também contribui para a preservação da vida”, completa.

- PUBLICIDADE -