Vagas de estágio e aprendizagem devem chegar a quase 1,5 mil no primeiro trimestre de 2020

Lucy Tamborino

Os estudantes guarulhenses devem contar com 1.445 vagas de estágio e aprendizagem no primeiro semestre deste ano. A estimativa é Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) que prevê 896 vagas para o primeiro caso e 549 para o segundo. Já a nível nacional serão 85 mil vagas para estes perfis de profissionais.

“Nesse momento, de início de ano, as empresas estão em planejamento de quadro de funcionários. É um período interessante para quem busca uma inserção no mundo do trabalho”, explica o superintendente Nacional de Operações do CIEE, Marcelo Gallo. Segundo ele, houve uma recuperação no número de vagas de estágio ofertadas, sendo o maior de posições abertas desde 2014.

Mesmo com os números, o cenário ainda é preocupante, já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre a população de 18 a 24 anos supera o dobro da média geral, com 25,7%. Entre os cursos de maior procura de estágios no Ensino Superior estão Direito, Pedagogia e Administração, de acordo com o Boletim Estatístico Mensal do CIEE, que compilou os dados de janeiro a outubro de 2019 (uma parcial de 2020). As vagas de estágio e aprendiz estão disponíveis pelo CIEE, basta acessar o site oficial. O cadastro e todos os serviços oferecidos aos estudantes e aprendizes, é gratuito.