Usuários reclamam de falta de materiais em UBS

Por Pedro Lacerda

A falta de materiais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) gerou transtornos para os usuários. Segundo André Barros, 30, seu filho precisa realizar um exame de espirometria na UBS Morros e está a dois meses aguardando. “A situação toda é ruim. Nós não podemos aguardar”, desabafa Barros que ainda informou que a unidade não tinha utensílios básicos de higiene como papel toalha e sabonetes líquidos.

Já na UBS Paraventi o problema é a falta de medicamentos para diabetes. “Já estou aguardando há um tempo o envio das seringas e até agora nada”, afirmou Mário, 79.

Em nota a Secretaria de Saúde informou que com relação ao UBS Paraventi não há falta de insulinas para distribuição gratuita, porque estes itens são repassados pelo Ministério da Saúde, também destacando que todos os medicamentos já foram repostos na unidade.

Já com relação a UBS Morros, a pasta ressalta que “estão empreendendo vários esforços para regular o abastecimento de medicamentos na rede, inclusive, com previsão de entrega de vários itens na próxima semana, esclarecendo também que os exames laboratoriais são realizados em livre demanda na unidade, sem necessidade de agendamento” e que o exame solicitado por Barros, já está agendado para esta semana no Cemeg Guarulhos.

Foto: Divulgação