Uso de celular ao volante gera uma multa a cada hora em Guarulhos

Lucy Tamborino

Um motorista em Guarulhos foi multado pelo menos a cada hora nos últimos dois anos. Em 2018 foram 8.946 infrações desse tipo, já em 2017 o número foi ainda maior com 9.124 ocorrências – 178 autuações a mais.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa pode ser aplicada em três contextos: digitar no aparelho enquanto dirige, segurar o celular com uma das mãos e falar ao telefone. As pessoas podem ser multadas mesmo com o carro parado no farol vermelho ou engarrafamento, já que o aparelho eletrônico causa distração.

A penalidade aplicada pode ser considerada como infração gravíssima, podendo levar a sete pontos na a Careira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de quase R$ 300.  Se levado em consideração o dirigir apenas com uma mão no volante, o fato deve garantir ao condutor desembolsar mais R$ 130 e cinco pontos na carteira. O motorista que acumular 20 pontos ou mais, em um período de 12 meses, deve ter a CNH suspensa.

As multas podem ser aplicadas por agentes de trânsito e mesmo por radares instalados com máquinas fotográficas que capturem a imagem do motorista falando ou digitando ao celular.

O uso de celular no volante é a terceira maior causa de morte no trânsito no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet). Estudos ainda apontam que o uso do aparelho eletrônico aumenta em 400% as chances de o motorista se envolver em acidentes de trânsito.

Imagem: Lucy Tamborino