Univeritas/UNG sobe 26 posições em ranking universitário

Da Redação

A Universidade Univeritas/UNG subiu 26 posições no Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado ontem pelo jornal Folha de S.Paulo. Em 2017 a instituição de ensino figurava na 135ª posição, subindo para 109ª neste ano.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que também possui campus em Guarulhos, subiu da 19ª posição no ano passado para a 17ª em 2018.

Nesta sétima edição da avaliação 196 universidades brasileiras foram avaliadas. A Universidade de São Paulo (USP) conquistou o primeiro lugar do RUF, após ter perdido a liderança nacional do ensino superior para a Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ nas duas edições anteriores. A federal do Rio ficou em segundo lugar na lista.

Neste ano, a metodologia passou por aperfeiçoamentos. Uma das novidades é que o indicador de inovação, com peso de 4% na nota final, passou a contabilizar, além das patentes solicitadas pelas instituições de ensino, a quantidade de estudos acadêmicos publicados pelas universidades em parceria com o setor produtivo.

O RUF deste ano também amplia de dois anos para cinco anos (2011-2015) o recorte temporal da coleta dos dados relativos à produção cientifica das escolas do país.

Outra mudança metodológica diz respeito ao valor dado à nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) na fórmula do RUF. Esse componente, agora, passa a valer quatro pontos – o dobro do que valia na edição anterior do ranking.

Imagem: Divulgação