Unidades de saúde da região atendem cerca de 700 pessoas por dia

Da redação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seródio têm capacidade de atendimento para cerca de 700 usuários por dia, segundo a Secretaria de Saúde de Guarulhos.

Com 1.384 m² de área construída, só a UPA São João realiza cerca de 500 atendimentos diários de urgência e emergência em especialidades como clínico geral, pediatria e ortopedia.

A UBS Seródio realiza em média 112 consultas médicas diárias, entre médico da família, ginecologia e pediatria, além de cerca de 70 consultas e atendimentos de enfermeiro diariamente.

A unidade realiza atendimentos agendados e por demanda espontânea (acolhimento), consultas médicas com generalista, ginecologista e pediatra, enfermeiros, odontologia e fonoaudiologia.

Há também assistente social, psicologia, atendimento farmacêutico, atendimento domiciliar, acompanhamento pelos agentes comunitários de saúde e grupos educativos e de promoção à saúde. A UBS também realiza acompanhamento da saúde da mulher e coleta de papanicolau.

Há um ano, a prefeitura reorganizou a equipe pediátrica da UPA, colocando três médicos durante o dia e dois no plantão noturno. A medida diminui a quantidade de pessoas que procuram o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), reduzindo assim, o tempo de deslocamento, bem como o tempo em que as crianças ficam expostas a outras doenças.

Foto: Rômulo Magalhães