Uma outra face do gerenciamento do tempo!

Apresento a ilustre frase que assombra a todos nós seres humanos. “Eu não tenho tempo!” Fique tranquilo, você não está sozinho nessa parada. Ouvimos todos os dias essa frase e ela é mais ilustre quando se trata de trabalho, piora o cenário. “Estou cheio de trabalho.” “Estou atarefado até a cabeça” e aí vai…

E acabamos colocando mais tarefas diárias para melhorar o nosso desempenho, imaginando ter mais resultados, mas acontece o contrário, fazemos menos e assim gera algumas frustrações. Na verdade, precisamos fazer o processo de eliminação e não adicionar mais tarefas no nosso dia. Cortando banalidades e focando nas tarefas principais, sendo mais eficientes e obtendo mais resultados.

Isso quer dizer que, existem alguns estudos, inclusive a “Teoria de Pareto”, que afirma que 80% dos nossos resultados são consequência de 20% dos nossos esforços. “O QUE?”… é isso mesmo que você leu. 20% são as causas responsáveis pelos seus 80% dos resultados. Chamado assim de “Principio 80/20”.

Mas onde está isso na minha vida?

Normalmente nós despendemos tempo demais em coisas inúteis, como organizar caixa de e-mail, ligar para clientes que não vão comprar da gente, paradas para café e conversas… mesmo sabendo no fundo que esses processos não vão fazer a gente render mais, porém vai te dar a falsa impressão que está se fazendo algo. Que você está ocupado e trabalhando, porém, não gera nenhum tipo de resultado e nem gera o mínimo de valor para você. Fora outras coisas em que perdemos muito mais tempo, que se eu fosse listar, passaria o dia escrevendo.

Agora se focarmos na excelência desses 20% de tarefas que geram resultados de alto impacto, fazê-la com mais atenção e tentando extrair mais benefícios dela. Teremos mais tempo para uma nova estratégia de resultados ou até mais tempo para nós mesmos.

Um exercício bem legal, que podemos fazer no final do dia é o seguinte: Faça uma lista de coisas que foram importantes para o seu dia (que geraram resultados) e outra lista que você acha que gerou esforço, porém não te trouxe nenhum resultado. Daí, vamos repetir esse processo diariamente, sendo que no dia posterior, você comece a eliminar as tarefas da segunda lista gradualmente e você seu dia mais proveitoso.

Faça uma verdadeira faxina da sua vida (segunda lista), você pode usar esse exercício em vários locais: Trabalho, casa, escola, igreja e onde você conseguir incluir. Elimine as coisas que não representa resultados ou que não agrega nada no seu dia a dia. E transforme esse foco (atenção e energia) em coisas produtivas e com certeza sobrará tempo na sua vida e seus dias serão menos estressantes.

Cuide do que é importante e te traga valor, você será recompensado por isso.

Boa Sorte!