Um OGRO na cozinha

Serginho Freitas

Em 2016 dias antes de rolar o Festival Donna Gourmet tive o prazer de conhecer, e trabalhar, com um cozinheiro COMPLETAMENTE ao avesso dos que eu já conhecia: Jimmy McManis, ou como é conhecido “Jimmy Ogro”.

Confesso que me assustei com aquele cara de mais de dois metros de altura, com um porco tatuado em cada braço e dentro de um deles a frase: “Deus deu asas aos anjos, mas nos deu bacon”.

Mas ele, que nasceu no Texas nos Estados Unidos, é de uma simpatia fora do normal e logo de cara me ofereceu uma cerveja, passou uma faca e começou a explicar o que ele queria que eu fizesse. Na boa, aquele cara de ogro não tinha nada. Papo vai e vem conheci mais sobre a história daquele “grandalhão” que em 2010, junto com outros três “ogros”, montou OGROSTONOMIA.

O projeto, que se transformou primeiro em um site de receitas e depois vídeos, foi o jeito de mostrar que preparar alguns tipos de pratos não era uma tarefa impossível, afinal de contas, se três Ogros conseguiam, qualquer um poderia.

O projeto, que explodiu nas redes sociais e hoje conta com mais de 80 mil pessoas acompanhando no Facebook e mais de 20 mil no Instagram, virou sucesso. Em julho do mesmo ano, Jimmy participou do “Jogo de Panelas”, exibido no “Mais Você”, da Rede Globo, e conseguiu ficar em último lugar. Mas o jeito sem firulas e com muita propriedade em suas falas fez com que a equipe da apresentadora Ana Maria Braga o convidasse para fazer um quadro no programa Mais Você.

No quadro, que está no ar até hoje, ele viaja para lugares do Brasil cozinhando sem frescura em qualquer lugar que estiver. Já fez isso nas ruas da Liberdade em sampa e até em feiras livres.

Atualmente ele desenvolve o projeto ReaPROVE, que tem como principal objetivo diminuir a quantidade de alimentos descartados, mas ainda frescos, ajudando a acabar com o desperdício e fome. Jimmy também corre o Brasil, ministrando palestras e workshops, e com o projeto BURGERTOPIA, descontruindo receitas e pratos clássicos da culinária brasileira e reapresentando em forma de hambúrguer.

Atualmente ele lançou uma linha SENSACIONAL de facas pela Imperial Cutelaria, (www.imperialcutelaria.com.br), e me prometeu que em breve ele vai dar uma escapada das gravações para passar um final de semana por aqui e mandou um recado a nossos leitores: “Serginho, eu adoro Guarulhos. Uma cidade de muitas possibilidades e um povo que merece o investimento de tempo e recursos em apresentar uma boa gastronomia. Tenho certeza que nos próximos anos mais bares e restaurantes de grande porte e qualidade internacional aterrizarão por aí. Ainda vou ouvir muita coisa boa sobre vocês”.

E se o OGRO falou quem sou eu para duvidar né! Um abração e até semana que vem com mais uma coluna galera!