UBSs de Guarulhos devem receber 60 novos médicos

Lucy Tamborino

Ao todo 60 novos médicos devem começar a atuar neste mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Isso porque um projeto da prefeitura, aprovado ontem na Câmara, corrige uma lei já existente e retira a exigibilidade de especializações como de Medicina de Saúde da Família e Medicina de Urgência. A lei segue agora para sanção do prefeito Guti.

“Eu acredito que na próxima semana os médicos já estejam atuando”, afirmou o vereador líder do governo, Eduardo Carneiro. “São especialidades novas que nós não temos muitos profissionais. Foi feita, inclusive, uma consulta pela Secretaria Municipal de Saúde ao Conselho Regional de Medicina que deu parecer favorável”, complementou.

Os médicos já foram aprovados em concursos públicos. “Estes profissionais só estavam aguardando esta correção. Quem ganha, sem sombra de dúvida, é a saúde da cidade”, defendeu Carneiro.

Outro PL que segue para sanção do prefeito pretende instituir a Semana Lixo Zero Guarulhos. A ideia é orientar as pessoas a adotar práticas de consumo responsável, principalmente com a separação e destinação de resíduos, diminuindo ao máximo a quantidade enviada para o aterro sanitário. A Semana Lixo Zero deverá ser comemorada anualmente nos últimos 10 dias do mês de outubro com a promoção de debates sobre o tema; fomento das economias circular, solidária e criativa; a sensibilização da redução de resíduos por toda a sociedade, entre outras iniciativas.

Imagem: Lucy Tamborino