UBSs atendem mais de 1,2 mil pessoas no sábado

Da Redação

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Itapegica, Acácio, Presidente Dutra e Jardim Nova Cumbica abriram neste sábado (14) e realizaram mais de 1.200 atendimentos. Além de pessoas com consultas previamente agendadas, as UBS atenderam a demanda espontânea, de quem buscou assistência nas unidades.

Ao todo, foram realizados 245 consultas médicas e 177 testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites; coletados 88 exames de papanicolau (de prevenção do câncer de colo de útero); efetuados 162 atendimentos na farmácia e aplicadas 118 doses de vacina, incluindo as da gripe, febre amarela e atualização de carteirinha em atraso. Além disso, foram ministradas palestras, regularizadas as condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família e desenvolvidas ações educativas.

O sábado também foi de agito no CEU Pimentas, com aula de ginástica multifuncional pelo Programa Movimenta Saúde, para trabalhar as habilidades motoras (correr, saltar, arremessar, entre outras) e as capacidades físicas (equilíbrio, coordenação, agilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória). No próximo sábado (21), abrirão as UBS Cambará, Inocoop e Nova Cidade.

Imagem: Divulgação