UBS abertas aos sábados já realizaram cerca de 70 mil atendimentos

Lucy Tamborino

O chamado “Programa Saúde Agora”, que consiste na abertura de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) aos sábados já realizou cerca de 70 mil atendimentos. Iniciativa da Secretaria de Saúde, o programa foi lançado em maio de 2017 com o objetivo de ampliar o acesso da população à assistência em saúde, principalmente as pessoas que não podem buscar tratamento durante a semana.

Aos sábados os guarulhenses podem passar em consulta médica mesmo sem agendamento prévio; realizar exame de papanicolau (de prevenção do câncer de colo de útero) e testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites; colocar em dia a carteirinha de vacinação; participar de atividades de promoção da saúde; além de regularizar compromissos do Programa Bolsa Família e do cadastro no E-SUS, entre outras coisas.

“O Saúde Agora é um marco dessa gestão, pois possibilita maior acesso aos serviços de saúde, com garantia de consultas médicas e ações de promoção e prevenção, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou a diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Bruna Benites de Castro Zalamena.

Imagem: Lucy Tamborino