Turismo entrega projeto de rotas cênicas para o Vale do Ribeira

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo entregou nesta quinta-feira (14) à Secretaria de Logística e Transportes o caderno técnico com o projeto de Rotas Cênicas para as estradas do Vale do Ribeira.

Anunciada em março pelo Governador João Doria, a iniciativa prevê uma série de intervenções em rodovias paulistas para valorizar mais a experiência do viajante – skywalks (passarelas elevadas), paradouros, mirantes e postos de informações.

A Secretaria de Logística e Transportes vai incorporar o projeto ao edital de recuperação das estradas do Vale do Ribeira, que devem receber R$ 200 milhões em investimentos, incluindo as adequações necessárias para viabilizar as rotas cênicas.

As próximas regiões previstas para receber este tipo de rotas são Mantiqueira, Circuito das Águas e Litoral Norte. “São Paulo, que hoje já tem as melhores estradas do país, também terá as mais agradáveis. Estas rodovias deixarão de ser apenas um caminho até o destino. O turismo é isso: experiência”, disse o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz.

Para o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o projeto será transformador para São Paulo, dono de um potencial enorme. “O DER tem expertise e está preparado para realizar um projeto como esse. O retorno do turismo regional será a alavanca para a retomada do desenvolvimento no Estado. Esse é o momento para criar e materializar estas iniciativas”, afirmou.

A apresentação da proposta desenvolvida pela Secretaria de Turismo foi feita durante uma conferência online com mais de 70 pessoas, incluindo as equipes técnicas de quatro secretarias de Estado (Turismo, Logística e Transportes, Meio Ambiente e Infraestrutura e Desenvolvimento Regional), além de prefeitos, secretários e integrantes do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira.

Vale do Futuro

As rotas cênicas do Vale do Ribeira integram uma ação ainda maior do Governo de São Paulo, o Vale do Futuro, que prevê investimentos de R$ 2 bilhões para 22 municípios da região.

“O Vale do Futuro é constituído de parcerias com prefeituras, comunidades locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população. O programa já começou sua ação de transformação regional, organizando ações em várias áreas, como esta das rotas cênicas”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Dentro do pacote, está ainda a concessão dos parques estaduais turísticos do Alto Ribeira (Petar), Carlos Botelho e Intervales à iniciativa privada.

“O projeto de rotas cênicas é bem-vindo e representa uma ótima oportunidade de trabalharmos de forma integrada para aumentar os atrativos e estimular as visitas dentro do programa de concessões dos parques”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido.