Três dicas para desenvolver Inteligência Emocional – Vitinho Kamguru

Antes dos anos 70, as pessoas trabalhavam, voltavam pra sua casa, quase que robotizados viviam a sua vida nessa rotina e ponto. Muitos não gostavam do trabalho, não gostavam das pessoas com quem trabalhavam e assim era a vida.

As coisas mudaram, as pessoas hoje em dia têm um propósito, seus empregos têm que ter significado. E com isso, o mercado está cada dia mais diferenciado. A competição mudou o formato nessa era. E precisamos de diferenciais que normalmente não são ensinadas nas instituições de ensino. O foco está nas pessoas e não mais nos objetos.

E nos dias de hoje, para ter sucesso tanto no trabalho, quanto na vida pessoal. Precisamos cada vez mais ter “INTELIGÊNCIA EMOCIONAL”. Saber lidar com situações as vezes embaraçosas e ter muita calma e pensar na solução que vai ser bom para você, para o próximo e também aos que tiverem ao redor (pode ser a família, a empresa ou qualquer outra situação).

Sabendo dessas informações, elaborei três dicas para desenvolver inteligência emocional. Fáceis de por em prática e com resultados fantásticos para algumas situações que precisamos saber resolver. Então vão as dicas:

1 – EMPATIA: Empatia é quando conseguimos se colocar na situação do outro. Conseguir ter a visão que o outro está tendo. Assim, podemos tentar entender a razão do problema, quais as habilidades que a pessoa tem para resolver o problema. E conhecer todo o universo que se passa quando você enxerga pela ótica da outra pessoa. Com isso, conseguimos mensurar e até ajudar a resolver o problema.

2 – COMUNICAÇÃO: O ponto principal da comunicação, não é o que você fala. E sim, o que a outra pessoa entende. Então temos que ter o maior cuidado e nos esforçar ao máximo para termos a certeza com que a pessoa entenda perfeitamente o que queremos que ela entenda. Por que uma das maiores causas dos problemas, inicia-se na comunicação não interpretada ou informada com eficiência. Com isso, os problemas agravam-se e gera mais problemas.

3 – COLABORAÇÃO: Quando uma parte quer entender e ajudar a outra parte, começa assim a ter a colaboração e facilidade de chegar ao um ponto em comum. Fazendo com que toda a atmosfera do ambiente seja mais leve e as engrenagens de todas as situações consigam se manter no trilho. Sendo assim, o sucesso para qualquer situação e garantido pela força da colaboração.

Acredito que exercitando esses três pontos, podemos realizar grandes façanhas, com mais tranquilidade e fazer com que o nosso ambiente, seja ele profissional ou pessoal, tenha mais resultados positivos e mais felicidade. Com isso a comunhão fará com que as pessoas se dediquem mais as outras e o caminho do rio seja mais brando.

Boa sorte!