Três dicas para controlar suas emoções

Vitinho Kamguru

Desde em que comecei a estudar o comportamento humano, suas atitudes e suas respostas de acordo com cada situação. Percebo o descontrole de muitas pessoas, não conseguem ter equilíbrio numa situação adversa. Quando estão expostas numa situação não confortável, a ferocidade de atingir o interlocutor que não está de acordo com a opinião é grande. Principalmente, no âmbito em que temos hoje: as redes sociais.

Percebo em várias pessoas o intuito de desmoralizar e rebaixar a outra pessoa, quando não parte para uma agressão verbal. Com isso, percebemos que as pessoas se ferem e abalam emocionalmente com facilidade. E com o fortalecimento dessas situações, podemos presenciar várias pessoas sendo diagnosticadas com doenças emocionais. Somada com as pressões da vida moderna, esse estado clínico se agrava ainda mais.

Por isso, elaborei três dicas simples para levar uma vida mais leve e que consiga entender as situações diárias com mais abrangência. Essas dicas são também exercícios que executados com frequência fará sua mentalidade começar a mudar e fortalecer o seu emocional. Essas dicas são apenas para você lembrar quando estiver em um conflito de informações com algumas pessoas.

1 – Tente entender o outro lado: Em um conflito de opinião, alguma divergência de ideias ou até numa discussão mais acalorada, tente entender o outro lado. Quais os motivos que levaram a pessoa a pensar dessa forma? O que aconteceu com ele, para que ele proteja tanto essas opiniões? Quais as situações que ele viveu e/ou passou que o fizeram acreditar no ponto de vista dele? Com isso, você vai ver com os olhos do seu opositor e quem sabe entender a intenção positiva que faz sentido para ele. Você pode não concordar com a pessoa, mas com certeza seus argumentos terão mais informação e talvez fará mais sentido para o contexto geral.

2 – Sempre extrair um aprendizado: Nessas situações de conflito de informações, quase sempre é enriquecedor, podemos aprender com o ponto de vista de várias pessoas, com informações novas e porque não, novos aprendizados. Quando estamos abertos a ouvir, procurar entender e criar uma atmosfera de aprendizado, abrimos nosso consciente e as janelas da nossa mente, para percepções que nunca em nossa posição poderíamos enxergar e com isso alimentar o nosso conhecimento e saber lidar com todo tipo de situação.

3 – Perdoe sempre e desenvolva a gratidão: O poder do perdão na nossa vida é algo extraordinário. Perdoar nos faz avançar e passar para próxima fase do jogo chamado vida. Conseguimos entender com mais clareza e esvaziar o fardo que carregamos diariamente. Esse poder acrescido com o poder da gratidão, transforma o ser humano e o deixa cada vez mais próximo em ter uma vida plena, em entender a felicidade e a alegria na jornada da vida. Podendo entrar em uma capacidade mental de pura energia positiva e conexão com o seu universo criador.

Dica extra: O conhecimento é uma das principais maravilhas que nos foi dado, porém o poder de agir e transformar o conhecimento em ação é algo divino, que nos é dado diariamente para utilizarmos sem moderação. Então pratique as boas ações!

Boa sorte!