Trem de Guarulhos entrará em operação no próximo dia 31

Da Redação

A Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deve entrar em operação a partir do próximo dia 31 de março. O ramal conectará Guarulhos até a zona leste da capital.

Inicialmente o funcionamento será apenas aos finais de semana e sem cobrança de tarifa. O horário previsto será das 9h às 13h apenas no mês de abril. A partir de maio será estendido para todos os dias da semana.

A CPTM oferecerá três serviços aos passageiros: o regular, entre Engenheiro Goulart e a estação Aeroporto Guarulhos, com intervalo de 12 minutos e tempo de viagem de 15 minutos; o “Connect”, com partidas da estação Brás a cada 24 minutos e que funcionarão em conjunto com as viagens regulares; e o “CPTM Airport-Express”, serviço expresso saindo de Luz e sem paradas até o aeroporto. Nesse caso, haverá uma cobrança de tarifa entre R$ 8 e R$ 10 com início em julho.

As intervenções estão na reta final, faltando apenas alguns trabalhos para permitir que a linha comece a funcionar. Dentre eles estão a instalação das vias dos trens no viaduto estaiado, alguns trechos de obras civis e energização da via.

CPTM resgatou mais de cinco mil animais durante as obras
Nos últimos quatro anos a CPTM resgatou mais de cinco mil animais ao longo das obras da Linha Jade. No total 714% são aves, 24% mamíferos e 5% répteis e anfíbios. Dentre os animais resgatados estão Capivara, Gambá-de-orelha-preta, Coruja-buraqueira e Cardeal-do-nordeste.

A companhia criou o programa de resgate e translocação de fauna silvestre. A iniciativa promoveu e ações de afugentamento da fauna na região onde as obras estão sendo executadas, além de resgate dos animais que se escondem, tentando permanecer nas áreas em construção.

Foto: