Da Redação
A prefeitura de Guarulhos está muito próxima de atingir a automatização completa no pagamento das passagens dos ônibus municipais. Hoje os números são extremamente significativos: 89% dos usuários se utilizam de meios eletrônicos e apenas 11% usam o dinheiro em espécie para o pagamento das tarifas.
No ano de 2018, foram transportados 144 milhões de passageiros pelos 866 ônibus que formam as 111 linhas municipais.
O chamado Bilhete Único (que é composto pelo vale-transporte, cartão cidadão, bilhete escolar e todas as gratuidades) foi responsável por cerca de 127 milhões de passageiros transportados. Já o pagamento em dinheiro atingiu a marca de quase 17 milhões.
Isso explica a intensa adesão do consumidor ao Bilhete Único, que possui uma tarifa mais baixa (R$ 4,30 contra R$ 4,70 para pagamento em dinheiro) em razão de toda logística que envolve o seu conceito como, por exemplo, o de maior segurança.
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), por meio do Departamento de Transportes, está trabalhando para automatizar cada vez mais o processo, pautada na tendência do comportamento dos usuários e uma melhora em todo o sistema de transporte público municipal, com muito mais agilidade no embarque dos passageiros.
Imagem: Sidnei Barros/ PMG