Trabalho da copeira hospitalar passa pela segurança nutricional

Copeira hospitalar. Este foi o tema abordado pelo programa Fábrica do Conhecimento, no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), em Guarulhos (SP), administrado pelo IDGT. A palestra foi ministrada na quarta-feira, 18 de agosto, pela Marluci Alencar Silva, profissional da Nutrito, empresa que presta serviços ao HMCA.

Os serviços da copeira, conforme Marluci, envolvem a preparação de alimentos, montagem de pratos, das bandejas, montagem dos carrinhos de dietas, higienização e controle de utensílios. Para executar esta função, o profissional precisa conhecer temas como dietoterapia, dietas orais, dietas enterais, consistências de dietas e disfagias.

“É uma enorme satisfação trabalhar com o que eu gosto. Para trabalhar com criança e com pessoa tem que ter empatia, se colocar no lugar do outro e fazer com amor e com carinho, dando sempre o nosso melhor. É muito bom desempenhar serviços de copa no ambiente hospitalar e entregar aos pacientes refeições que obedecem às prescrições do nutricionista, prezando pela segurança nutricional”, disse Alencar.

“Quero parabenizar a equipe da cozinha pelo trabalho que vem sendo realizado. O cuidado com as crianças está em todos os setores do hospital e na cozinha não é diferente. O serviço da copeira hospitalar exige dedicação e amor e isso elas passam por meio das refeições”, disse Leandro Bomfim, diretor geral do HMCA.

Cláudia Ribeiro, auxiliar administrativa da unidade, falou sobre a importância das palestras. “Elas servem pra gente entender melhor o que o outro faz. Nossa rotina de serviços não é fácil, todos estão cheios de coisas para fazer, mas as palestras duram de 30 a 40 minutos. É importante e essencial todos conhecerem um pouco de cada setor.”

Adriano Leite, idealizador da Fábrica, comentou sobre o trabalho. “A copeira tem a responsabilidade de garantir as refeições diárias com carinho, dedicação e respeito, respeitando as dietas de cada paciente”.

- PUBLICIDADE -