Tiro de Guerra participa de roteiro histórico pelo centro de Guarulhos

Da Redação

Como parte do Programa de Formação de História, Geografia, Cultura e Meio Ambiente, os jovens do Tiro de Guerra de Guarulhos participaram de um roteiro histórico. A ação contou com a presença do historiador Elton Soares de Oliveira que ministra as aulas a pedido do sargento Madison.

Ele foi convidado para realizar 10 encontros. O primeiro, que ocorreu na última sexta-feira (13), foi realizado na Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Igreja Matriz. “Falamos sobre o povoamento do território brasileiro, a formação de Guarulhos e, em seguida, tratamos da fundação da cidade. Por ocasião dessa aula, resolvemos fazer um trabalho prático para trazê-los ao centro histórico”, explicou Oliveira.

No total, 100 jovens participaram da visita à igreja. “Discutimos a construção da igreja, o fato dela ser uma igreja cemitério, da tradição do galinho português que tem dentro dela, o aspecto barroco, a arquitetura, o aldeamento indígena que tinha no entorno dela, entre outros. Dentro da igreja, fomos acompanhados pelo padre João Bosco”, destacou.

Além disso, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a Igreja do Rosário de Nossa Senhora Mãe dos Homens Pretos. “Fizemos um comparativo entre uma catedral, uma paróquia e uma capela. Depois seguimos pelas ruas do entorno”, explicou.

Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, das 6h às 8h. O próximo será uma aula a respeito da criação do município de Guarulhos. “Vamos percorrer o roteiro da criação do município. Começar no cruzamento das ruas Dom Pedro II e Felício Marcondes e concluir no gabinete do prefeito, no Paço Municipal”, disse.

Foto: Divulgação