Na madrugada desta sexta-feira (17) Guarulhos foi atingida por fortes chuvas que alagaram vários locais e deixaram muitos prejuízos a diversos moradores e comerciantes da cidade.
De acordo com a prefeitura, em cinco horas choveu mais de 120 milímetros, o que é a quantidade de chuva esperada para todo o mês de dezembro.
Vários bairros sofreram com alagamentos e destruição, como Macedo, Vila Galvão, Jardim Adriana, Parque São Luiz, entre outros.
As margens da rodovia Presidente Dutra, na avenida Antônio de Souza, no Jardim Francisca, comerciantes amanheceram contabilizando prejuízos e tentando limpar seus estabelecimentos, invadidos pela água do córrego próximo a avenida, que transbordou.
Segundo os comerciantes, a água que chegou a mais de 1,5 metro de altura danificou portas de ferro e invadiu os estabelecimentos, causando muita destruição e prejuízos.
Alagamentos na área são recorrentes e todos os imóveis da avenida contam com comportas, barreiras instaladas pelos comerciantes para tentar evitar que a água invada os locais. Porém, a chuva desta madrugada foi tamanha, que as barreiras não puderam evitar os estragos.
No Parque São Luiz a chuva também causou muita destruição como relatou o morador da Viela Poente, Jonatan dos Santos Silva, 31. “Nesta madrugada ocorreu o alagamento que todo ano acontece nesta época e traz muito sofrimento a todos aqui. Por volta da 1h percebi a água começando a subir e em menos de 10 minutos, ela invadiu a minha casa, já estava com mais de 1,5 metro, na sala. Perdi colchão, cama, guarda-roupa, fogão, geladeira e ainda nem sei o quanto essa enchente estragou meu carro”, lamentou Silva.
Segundo ele, todos os moradores da rua tiveram prejuízos. “A rua inteira alagou, muita gente perdeu tudo e todo ano é assim por aqui. É enchente destruindo tudo e a gente perdendo nossos bens e tendo que recomeçar sempre. Felizmente não tivemos vítimas, mas a situação é grave e muito triste, sou morador do bairro há 25 anos e todo ano é esse sofrimento”, concluiu.
E as chuvas deverão continuar na cidade, segundo a Somar Meteorologia, mas com menor intensidade. No final de semana os temporais devem parar, mas poderão voltar entre os dias 22 e 24, com a chegada de uma frente fria.