Tempo médio de atendimento no Hospital Stella Maris é de 42 minutos

Por Pedro Lacerda

O tempo médio de atendimento no Hospital Stella Maris (HSM) é de 35 a 42 minutos. A constatação faz parte do aplicativo SOSPS, ferramenta que mensura o tempo médio de atendimento dos hospitais privados da Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo dados do app, o tempo que o paciente leva para ser atendido no HSM varia de acordo com as urgências diárias do hospital. As informações concedidas pelo software são espelhadas e atualizadas a cada duas horas, em média, pelo próprio hospital.

Rafael Urbach, um dos desenvolvedores do aplicativo, explica que a captação destes dados é feita em algumas instituições através do sistema web e em outros casos, por backoffice. “No momento monitoramos 35 dos principais hospitais privados da Grande São Paulo, porém no futuro pretendemos aumentar a base de hospitais, a área de abrangência e, inclusive se aproximar do poder público para o monitoramento de hospitais públicos”, disse.

Atualmente o app disponibiliza informações para Pronto-Socorro Clínico Adulto (Clínico Geral) e Pediatria/Atendimento Infantil, porém não monitoram serviço de ortopedia. A oscilação e alteração dos minutos se deve à alguns fatores, dentre eles o serviço de triagem que vai de acordo com o grau de urgência do paciente, a temperatura, clima e epidemias que aumentam o número de pessoas nos hospitais.

A ideia do SOSPS é permitir que as pessoas possam conhecer o tempo previsto para a primeira interação médico – paciente, considerando a estimativa para atendimento no hospital e o tempo de deslocamento até a instituição.

Foto: Pedro Lacerda