Teatro Escola 360 oferece aulas para pessoas com síndrome de Down

O CEU Continental está com vagas abertas para o projeto Down em Cena, que busca por meio do teatro incluir e desenvolver as habilidades psicomotoras para aqueles que têm síndrome de Down. As aulas  acontecem todas as sextas-feiras, das 14h às 15h30, e têm indicação livre. Para se inscrever basta comparecer ao CEU, localizado na avenida Maria Gebin de Moraes, 867, Parque Continental II.

Com o objetivo de aprimorar as habilidades dos alunos com a síndrome, com atividades lúdicas, brincadeiras e jogos pedagógicos a fim de facilitar o aprendizado, o Down em Cena é um projeto que integra o Teatro Escola 360, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Guarulhos, por meio da Divisão Escola 360, que oferece gratuitamente aulas de teatro para crianças, jovens e adultos.

Ministradas pelo professor de teatro Ricardo Escobar, as aulas com os alunos são trabalhadas dentro da linguagem das artes cênicas. “Trabalhamos com jogos teatrais, dinâmicas de grupo e aquecimentos vocais. Não é uma aula diferenciada de qualquer outra de teatro, é uma aula normal, mas com adaptações voltadas ao público com a síndrome. Além de estimular o raciocínio lógico e a coordenação motora dos alunos, as aulas contribuem no processo de conhecimento e identificação enquanto sujeitos sociais”, destaca o professor.

Projeto Teatro Escola 360

O projeto é uma iniciativa da Pasta de Educação para oferecer gratuitamente aulas de teatro para crianças, jovens e adultos nos CEUs da cidade. O projeto teve início em 2018, no CEU Ponte Alta, e hoje está presente também nos CEUs Parque São Miguel, Ottawa-Uirapuru, Jardim Cumbica, Rosa de França, Continental e Vila São Rafael.

Para além da formação de atores, o curso proporciona integração, criatividade, coordenação, memorização e vocabulário por meio de técnicas das artes cênicas, ampliando a consciência do mundo, do outro e de si mesmo para melhor refletir sobre qual é o papel do ser humano no planeta.

- PUBLICIDADE -