Taxa de transmissão de covid-19 está abaixo de 1 em Guarulhos

3D illustration Coronavirus COVID-19 virus under microscope in blood sample background. Outbreak of Coronavirus Covid-19 caused pandemic health risk. Corona virus cell is generated by 3D rendering.

Aos poucos Guarulhos começa a dar sinais de que está vencendo o coronavírus. Segundo o Observatório da Covid-19 BR, que monitora a taxa de transmissão da doença, a cidade alcançou o índice 0.81.

Quando a taxa de transmissão é igual a um significa que uma pessoa infectada passou a doença para outra pessoa. Quando ela é dois, significa que uma pessoa passou para duas. Especialistas consideram que a pandemia começa a ser controlada quando a taxa de transmissão é menor que 0,9 por mais de duas semanas seguidas.

“Guarulhos tem o melhor índice. É uma vitória parcial, mas é um momento que temos que dividir com todos. Não é uma conquista numérica, significa dizer que as coisas estão melhorando para que consigamos vencer o coronavírus”, disse o prefeito Guti ontem durante live nas redes sociais.

A taxa de Guarulhos chega a ser menor que a da capital e Osasco que têm 0.98 e São Bernardo do Campo com 0,99.

Apesar dos bons resultados, em 17 de março, Guarulhos chegou a registrar transmissão de 2,36 pessoas por infectado. A diminuição foi gradual até chegar aos 0,81 do último dia 13.

Segundo boletim divulgado ontem pela Secretaria da Saúde, a cidade registra 20.743 casos confirmados e 19.051 recuperados, além de 1.226 óbitos e seis em investigação.

A taxa de cura permanece em 91% e letalidade em 5,9%. Já as taxas de ocupação de leitos de UTI está em 59,4% e de leitos de enfermaria em 45,8%.