Tarsila do Amaral é homenageada em exposição dedicada ao público infantil

Da Redação

Um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras, referência entre os modernistas, vem há tempos conquistando um público cada vez mais novo. Talvez por seus personagens, suas cores, o certo é que Tarsila do Amaral tem essa conexão com os mais jovens. Seguindo essa visão, o Farol Santander recebe a exposição Tarsila para Crianças, que tem curadoria de Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da artista, e ainda Patricia Engel Secco e Karina Israel.

Dividida em sete estações, a mostra ocupa 490 m² dos pisos 19 e 20 do prédio que é cartão-postal da cidade. Pensada para aproximar ainda mais o público da pintora, a exposição conta com tecnologia sensorial, sendo possível uma imersão direta em seus cenários, complementados por narrativas interligadas, proporcionando uma viagem pelas cores e personagens de Tarsila, como se o público fizesse parte das obras.

A proximidade com um público ainda jovem com a obra da modernista brasileira faz sua sobrinha-neta festejar. “Acabamos de fazer uma exposição no Masp com as obras dela, mas há muito tempo tenho ido atrás de outra linguagem, pois temos de atingir esse público infantil, que, daqui a pouco, será adulto e vai apreciar arte, ir a mostras e, com certeza, gostar da obra da minha tia, então precisamos cativar essa geração”, afirma Tarsila do Amaral, ou Tarsilinha, como gosta de ser tratada e como era chamada pela tia-avó.

Em cada uma das estações estão ambientes coloridos e ricos em informações, criados para integrar o público com os elementos das obras.  Será possível ouvir sons que remetem ao quadro da artista, sentir o cheiro de mato e das flores, e fazer releituras da obra, como por exemplo, colocar piercing em personagem ou mesmo calçar tênis no Abaporu.

Outro quadro relevante na trajetória da artista e adquirido recentemente pelo MoMA, de Nova York, A Lua também tem seu lugar na exposição, em cenário interativo. É que nele há um balanço, que pode ser usado pelo público, seja para diversão ou para tirar fotos. Já pensou em fazer alguma pergunta para o próprio Abaporu? Pois lá você terá essa oportunidade: por meio de totens em touchscreen, você pergunta e o personagem responde.

Serviço:

  • Data: até 02 de fevereiro de 2020
  • Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h
  • Local: Farol Santander – rua João Brícola, 24.
  • Ingressos: R$ 25

Imagem: Divulgação/Farol Santander

- PUBLICIDADE -