Sucateamento de delegacias de Guarulhos é alvo de investigação do MP

- PUBLICIDADE -

Lucy Tamborino

O 1º e o 6º Distrito Policial (DP) de Guarulhos, no Centro e no Jardim Bom Clima, respectivamente, são alvos de inquérito civil no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). A investigação foi aberta nesta segunda-feira (26), pelo promotor Ricardo Manuel Castro.  A apuração está baseada na fiscalização que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) fez nas 275 delegacias do estado durante o mês de maio, levando também em consideração o impacto do sucateamento dos locais nas investigações.

Na ocasião, dos problemas mais graves, foram constatadas que ambas as unidades na cidade não tinham Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a manutenção de viaturas era feita com auxílio da comunidade ou de empresa que prestava serviço gratuitamente, sem qualquer controle. Além de outros problemas estruturais, como falta de acessibilidade e manutenções nos locais.

Conforme a Folha Metropolitana apurou, o MP solicita documentos da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado (SSP) como a relação minuciosa dos cargos existentes, dos funcionários exonerados, aposentados e reposição de vagas em todos DPS e institutos de pericias; além de cópia de alvará de funcionamento e AVCB dos locais. Outras prestações de contas são históricos de concursos abertos e índices de criminalidade. A delegada Geral de Polícia Adjunta, Elizabete Ferreira Sato, ainda foi convidada a comparecer na sede do órgão no final de outubro para prestar declarações.

“O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo espera que esta apuração represente o pontapé inicial de uma série de mudanças que são necessárias para garantir que a Policia Civil de São Paulo tenha as mínimas condições para trabalhar em segurança, oferecer um atendimento de qualidade à população e desempenhar com excelência o seu papel de Polícia Judiciária”, afirmou a presidente do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati.

Em nota a SSP informou que, até o momento, não foi notificada da solicitação do MP, mas que permanece à disposição para prestar os esclarecimentos necessários. Em relação ao 1º e 6º DP afirmou que os processos de emissão de AVCB estão em curso, após as respectivas vistorias do Corpo de Bombeiros. O órgão ainda destacou que a atual gestão investirá na aquisição de novas viaturas, coletes balísticos, equipamentos voltados à inteligência policial, entre outros. O volume de investimento é superior a R$ 57 milhões. Quando os investimentos devem ser realizados, não foi informado.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -