Subsecretaria de Políticas para o Idoso apresenta Relatório de Gestão

- PUBLICIDADE -

Da Redação

A Subsecretaria de Políticas para o Idoso (SPI), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos, apresentou nesta quarta-feira (05), no auditório da Secretaria de Educação, o Relatório de Gestão 2018. A ação teve como objetivo informar à população sobre as realizações e as demandas concluídas pela SPI nesse um ano e meio de existência da pasta e apresentar os projetos futuros.

Como parte das metas, a Subsecretaria abriu espaço para um debate entre os presentes, para recolher informações sobre as reivindicações dos idosos, seja com relação à saúde, educação, lazer, moradia e transporte, e buscar junto ao governo formas de sanar esses problemas e melhorar a qualidade de vida, não só da população acima de 60 anos, como de todos os moradores do município.

Para o secretário Lameh Smeili, a Secretaria de Direitos Humanos é um órgão do governo que trabalha com as pessoas em situação de vulnerabilidade e ouvir da população sobre as demandas necessárias para melhorar o atendimento é fundamental. “Nosso papel é alertar a prefeitura sobre as situações de descaso e lutar para que melhorias sejam feitas para toda a população”, ressaltou.

Entre os projetos apresentados pela SPI estão “Envelhecimento Ativo”, para estimular atividades de cultura, esporte e lazer para pessoas idosas; “GRU 60+”, onde são tratados os direitos e as necessidades do idoso por meio de campanhas, rodas de conversas e movimentos da sociedade civil; “EstudIdoso”, que visa a qualidade de vida da população mais velha por meio da ampliação do acesso aos cursos oferecidos pela Universidade Aberta, entre outros.

Segundo o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, Guarulhos tem cerca de 50 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). “Precisamos mudar esse número. Temos que ter mais Centros Dia, Centros de Convivência e áreas de lazer com monitoramento. Só assim conseguiremos ter idosos com mais qualidade de vida, e um número menor de ILPI’s”, afirmou.

Entre as explicações, os presentes puderam assistir a algumas apresentações, como a dança sênior, dança cigana e a uma apresentação de música. Estiveram presentes o presidente da União dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Guarulhos, Roberval Trajano, representante da Campo dos Ouros, Jair Bezerra Lima e a Miss Guarulhos Melhor Idade, Vera Lúcia da Silva.

Imagem: Divulgação/ PMG

- PUBLICIDADE -