SP faz megamutirão de catarata para operar quase seis mil pessoas

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira (09), do Mutirão da Catarata que está sendo realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) do interior e da capital que oferecem esse procedimento cirúrgico.

“Faremos seis mil cirurgias de catarata em 34 AMEs de todo o Estado. Quem já está cadastrado, vamos praticamente zerar a fila de atendimento”, declarou o governador.

Os procedimentos representam um aumento de 50% na produção de rotina, viabilizado por meio do investimento de R$ 2 milhões extras do Governo do Estado.

As cirurgias serão realizadas, até o final de março, em 34 AMEs localizados na capital, Grande São Paulo, interior e litoral paulista. As unidades organizaram sua rotina e ampliaram em 50% a capacidade de agendamentos, com a finalidade de atender os pacientes que já possuem indicação cirúrgica de catarata e estão preparados para passar pelo procedimento.

A finalidade é agilizar o atendimento nos serviços da rede estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade. As cirurgias estão ocorrendo desde o dia 19 de fevereiro.

“Decidimos realizar esse mutirão para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos de pacientes com catarata e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. A ação evidencia e reforça o perfil de alta resolutividade dos nossos AMEs”, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip.

Foto: Governo do Estado de São Paulo