Sobram vacinas contra a febre amarela em todas as unidades de saúde de Guarulhos

Quem enfrentou filas para tomar a vacina contra febre amarela há algumas semanas não imaginava que os postos de saúde ficariam vazios. Isso mesmo. Sobram doses fracionadas e faltam interessados na imunização. Portanto, essa é a melhor época para se vacinar. Além disso, todos os postos de saúde de Guarulhos agora têm aplicações disponíveis sem fila e sem agendamento. É só chegar e se vacinar.

De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Graciane Dias Figueiredo Mechenas, sete pessoas morreram na cidade por causa da doença, a maioria contaminada fora do município. Entretanto, essa semana foi confirmado o primeiro caso de contágio dentro de Guarulhos, na região do Primavera. A Prefeitura vacinou mais de 740 mil pessoas, mas a secretária adjunta garante que a meta é chegar a um milhão. “É uma doença imunoprevinível, então devemos viabilizar a vacinação em massa”, disse.

A febre amarela, segundo Mechenas, é uma doença grave, mas apenas 10% dos casos são gravíssimos. Os outros 90% não sentem qualquer sintoma ou não sabem que contraíram a doença. “Algumas pessoas sentem apenas um mal estar e evoluem muito bem”, explicou.

Foto: Rodrigo Nunes/MS