Da Redação
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região possui Clube de Campo com sete alqueires, no Parque Primavera. A região já é densamente povoada. Dentro do Clube, há quatro alqueires de Mata Atlântica, com árvores típicas, onde vivem diversas espécies de animais e pássaros. No meio da Mata há trilhas para caminhadas e observação da natureza.
Além da reserva florestal, o Sindicato preserva nascentes. Três delas brotam no Clube. Um outro curso d’água chega ao Clube de Campo já contaminado por dejetos de esgotos. O Sindicato trata, limpa a água e a despeja num córrego lateral ao Clube.
“O Sindicato investe pra preservar plantas, água, bichos e aves. É nossa contribuição pra preservar a natureza e as formas de vida que constituem o ecossistema local. Destruir a natureza é crime”, afirmou o presidente José Pereira dos Santos.
A preservação da Mata Atlântica, além de beneficiar os frequentadores do Clube, influi no microclima da região. “A Mata do nosso Clube ajuda na qualidade de vida no entorno. Além do que valoriza os bairros próximos. A gente sabe da cobiça que move a especulação imobiliária. Mas o Sindicato resiste e preserva”, comentou o vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça).
O Clube de Campo dos Metalúrgicos também possui pesqueiro, que pode ser frequentado por sócios e não-associados. Os peixes mais comuns são pacu, tilápia, pintado e dourado, a preços em conta.
Os frequentadores podem ver e fotografar várias espécies, como tatu, cotia, capivara e sagui, além de garças, tucanos e outras aves.
Inaugurado em maio de 1992, o Clube de Campo possui ginásio poliesportivo, campo de futebol com gramado sintético, 200 churrasqueiras em meio ao verde, prainha, cachoeiras, quadra de futebol soçaite, pista de skate e lagos com carpas ornamentais. Um grande atrativo é o Parque Aquático, inclusive com piscina aquecida.
Imagem: Divulgação