Sesc Guarulhos possui capacidade para atender quatro mil pessoas por dia

LUCY TAMBORINO
- PUBLICIDADE - Anuncie

Lucy Tamborino

Esperado pelos guarulhenses o Sesc Guarulhos será inaugurado no próximo sábado (11). O local terá capacidade para atender até quatro mil pessoas diariamente. Segundo Danilo Santos Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a demanda por uma unidade no município é antiga. “Para nós do Sesc que atuamos a mais de 70 anos estava faltando uma unidade em uma cidade como Guarulhos. Isso tem um significado muito grande para nós”, destacou Miranda.

A obra foi iniciada em 2015 e contou com cerca de R$ 170 milhões em investimentos. O terreno foi cedido pela prefeitura, em contrapartida o Sesc ficou responsável pela transferência do campo de futebol e dos vestiários existentes na área.

A unidade foi construída em uma área de 34,2 mil m², sendo projetado com uma estrutura em vidro e rampas. “Com isso, acontece à visualização das oficinas. As pessoas são instigadas a buscar novas atividades que talvez não tivessem no repertório inicial”, pontuou Lilian Dal Pian, arquiteta responsável pela obra.

Entre os destaques estão o Centro de Música e o de Educação Ambiental. O primeiro oferece cerca de 200 instrumentos para cursos, oficinas, vivências e experiências lúdicas acerca do universo sonoro. Já o segundo é um espaço de aprendizado sobre questões socioambientais de Guarulhos e suas inter-relações com os aspectos regionais e globais. O local conta também com maquete topográfica do território e estações de realidade aumentada.

Uma biblioteca com cinco mil livros, além de jornais e revistas compõe a unidade, como incentivo à prática da leitura. Ainda há um ginásio e um teatro, com capacidade de 3.600 e 349 pessoas respectivamente. Além de piscinas, entre coberta, infantil e externa. Existe também uma sala de ginástica, com uma espécie de jogo que envolve tecnologia, para trabalhar funções como agilidade e força.

No ambiente também há um espaço de exposições, tecnologias, artes e uma clínica odontológica. O projeto Curumin será desenvolvido na unidade e oferecerá cursos para crianças de 7 a 12 anos, além do Juventudes destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos. Os idosos também terão uma programação especial que visa estimular a autonomia e incentivar novas experiências que fortaleçam o protagonismo do idoso.

Imagem: Lucy Tamborino

- PUBLICIDADE -