Sesc Guarulhos completa dois anos de funcionamento com retomada gradual dos serviços presenciais

No dia 11 de maio de 2019 o Sesc Guarulhos foi inaugurado. Em seu primeiro ano de funcionamento, apresentou uma programação intensa, recheada de shows que aconteceram em seus espaços de apresentações. No Auditório aconteceram os shows de Arnaldo Antunes, primeiro músico a se apresentar na unidade, Zélia DuncanChico CésarMargareth MenezesEdgar Scandurra e diversos outros artistas ao longo do ano.

No palco do teatro estiveram LenineElza Soares, Vanessa da Mata ao lado da Orquestra Jovem de Guarulhos, Mart’nália, Pato Fu, Guilherme Arantes, A Cor do Som junto a Moraes Moreira, Paulo Miklos, Leandro Lehart e muitos outros músicos e bandas, além dos espetáculos teatrais Roda Viva, Navalha na Carne, e Elza – O Musical entre outros. Já no Ginásio, área reservada a apresentações para públicos maiores, aconteceram os shows de Nação Zumbi com os convidados Pitty e Marcelo D2, Criolo, Sepultura, Fundo de Quintal, Planta e RaizSá e GuarabyraKl Jay e convidados e CPM22.

Além disso, a programação trouxe diversos cursos, oficinas e muitas atividades de lazer. Músicos guarulhenses se apresentaram junto a artistas convidados no projeto Guarulhos Convida, que trouxe Nina OliveiraJoão Perreka e os AlambiquesAmauri FalabellaBanda CarbônicaEdgar e Valério. Também houve apresentações da Banda Chic N’ Soul e o projeto Baquirivu – Imersão e Confluência reuniu os músicos SombraEdgarValérioAnna RaquelEsdras e Marcos Gerez, com participação de Kiko Dinucci. Em seu primeiro ano a unidade atraiu mais de 1 milhão e 200 mil pessoas.

Em março de 2020, pouco antes de completar um ano de funcionamento, a instituição se viu diante de um grande desafio, com a necessidade de fechar suas portas, em um cenário de muitas dúvidas a respeito do que viria a seguir. Como uma instituição que promove atividades que reúnem grande quantidade de pessoas mantém sua ação junto ao público em tempos de distanciamento social?

Uma vez que o público estava impossibilitado de comparecer à unidade, o Sesc foi até a casa das pessoas. Em abril de 2020 o Sesc São Paulo deu início à transmissão on-line de shows, espetáculos de teatro, circo e dança na série #emcasacomsesc, e bate-papos sobre questões diversas na série Ideias. Em junho, o Sesc Guarulhos deu início à transmissão de atividades da unidade.

Diversificada e alinhada às atividades oferecidas presencialmente pela Unidade, a programação busca manter a proximidade do público frequentador com o Sesc, além de permitir que outras pessoas venham a ter um primeiro contato com a instituição e suas ações, em atividades que valorizam artistas, fazedores de cultura e agentes sociais da cidade.

Videoaulas com os educadores do setor físico esportivo, cursos e oficinas em diversas áreas de conhecimento, bate-papos e apresentações artísticas mantiveram o público próximo ao Sesc.

Atividades on-line

Entre os destaques da programação estão os bate-papos do projeto Guarulhos + Cultura Em Pauta, debatendo temas fundamentais do setor, permitindo o contato do público com o trabalho desses profissionais.

A Cia do Caminho Velho, grupo de teatro formado em Guarulhos, apresentou seus processos criativos na série Ateliê Cênico, que trouxe a desmontagem cênica e bastidores de alguns de seus espetáculos.

O projeto Diálogos Acessíveis trouxe a reflexão sobre temas relacionados à inclusão da pessoa com deficiência, como acessibilidade, garantia de direitos e o exercício da cidadania, manifestadas na diminuição de barreiras comportamentais, comunicacionais, culturais e físicas para sua participação plena na sociedade. 

A série Guarulhos nas Nuvens trouxe apresentações musicais de artistas da cidade junto a artistas e grupos convidados.

A história da música pop no Brasil foi contada por Bozzo Barretti e Murilo Lima, do duo musical 2eDois no Papo Pop, além de muitas outras ações que permanecem disponíveis para visualização no canal da unidade no YouTube.

Centro de Música

O Sesc expandiu a programação do Centro de Música para o ambiente virtual, em ações que, partindo do princípio de que a música é parte da formação humana, possibilitam que o público possa se apropriar do universo do fazer musical, em atividades trazidas para pessoas com diferentes níveis de conhecimento na área – de admiradores a músicos experientes.

Atuação na pandemia

O Sesc Guarulhos trabalhou intensamente durante o período de isolamento social. No Espaço de Tecnologias e Artes da unidade foram produzidos protetores faciais e, por meio do projeto Tecido Solidário, reuniu costureiras da cidade para confecção de máscaras de tecido para distribuição em comunidades em situação de vulnerabilidade e instituições, gerando renda para as trabalhadoras e ajudando a suprir parte da demanda, além de ter atuado na captação de alimentos e produtos de higiene doados ao Programa Mesa Brasil, para distribuição a entidades.

Retomada

Em agosto de 2020 o Sesc Guarulhos retomou algumas de suas atividades presenciais, como os cursos físico-esportivos, biblioteca, odontologia e Comedoria. Pouco depois foi inaugurada a exposição My Name Is Ivald Granato – Eu Sou, que ficou aberta à visitação entre 10 de novembro de 2020 e 20 de fevereiro de 2021, e apresentou, em mais de 500 obras, 50 anos de produção do artista fluminense.

Em março de 2021, devido a um agravamento da crise sanitária no país, a unidade precisou fechar suas portas novamente, e pouco após, desde o dia 27 de abril, deu início à retomada gradual dos serviços presenciais, com o retorno dos atendimentos odontológicos, central de atendimento e cursos físico-esportivos. A unidade já prepara a retomada dos serviços da Biblioteca e Comedoria.

Foi um ano de trabalho intenso, cheio de grandes desafios e muito diferente de qualquer expectativa. O Sesc Guarulhos completa seu segundo aniversário na esperança de que a situação do país tenha rápida melhora, que logo todos os seus serviços e atividades presenciais possam ser retomados e o público possa voltar a aproveitar tudo o que o Sesc tem a oferecer.

SESC GUARULHOS

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Telefone: (11) 2475-5550

No dia 27 de abril, em atendimento às normas estabelecidas pelo Plano São Paulo para enfrentamento à pandemia do Coronavírus, o Sesc São Paulo iniciou a retomada de algumas atividades presenciais em suas unidades. Os serviços da Central de Atendimento, Odontologia e cursos físico esportivos retornaram, mediante agendamento prévio e com capacidade reduzida.

Os demais espaços e serviços continuam temporariamente inativos.

 Horário de funcionamento

Central de Atendimento

De terça a sexta, das 14h às 19h. Sábado das 10h às 14h.

Para acesso a Central de Atendimento é necessário agendamento prévio em feito no endereço centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo App Credencial Sesc SP, disponível no Google Play e Apple Store.

Atividades físicas

De terça a sexta, das 7h às 11h e das 16h às 19h.

Somente para alunos já matriculados nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais, Corrida, Práticas Aquáticas e Condicionamento Físico Aquático.

O agendamento das aulas pode ser feito no endereço centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo App Credencial Sesc SP, disponível no Google Play e Apple Store.

Odontologia

De terça a sexta, das 8h às 19h. Sábados das 10h às 13h. Serviço exclusivo para matriculados na categoria Credencial Plena.

Saiba mais: sescsp.org.br/odontologia

Redes sociais:

facebook.com/sescguarulhos

twitter.com/sescguarulhos

instagram.com/sescguarulhos

youtube.com/sescguarulhos

 Portal Sesc:

www.sescsp.org.br/guarulhos

- PUBLICIDADE -