Sesc Avenida Paulista aproxima África e Brasil com programação no feriado de Consciência Negra

- PUBLICIDADE - Anuncie

Da Redação

O dia 20 de novembro é marcado pela Consciência Negra, data que remete à morte do líder Zumbi dos Palmares. Como parte das ações voltadas para reflexão e a conscientização do tema, o Sesc Avenida Paulista promove, de 20 a 25 de novembro, a Semana Afrikanse, série de atividades culturais que reúne artistas africanos que residem no Brasil. O projeto incentiva a troca de conhecimento e a conexão com manifestações artístico-culturais afro-brasileira como rodas de conversas, intervenções musicais, performáticas e poéticas.

PROGRAMAÇÃO

As atividades acontecem na Biblioteca (15º andar) e são todas gratuitas. O encerramento acontece na Praça (térreo) com o Sarau Afrikanse. Não é necessário retirar ingressos. Confira a programação completa:

  • CONEXÃO ARTES VISUAIS

Roda de conversa entre os artistas Chavonga (Angola), Gloire Ilonde (R.D. Congo) e Lumumbra (Brasil). Neste encontro os artistas discorrem sobre suas produções e influências. Além da roda de conversa, haverá uma intervenção artística do grupo de percussão Maobé (Togo).

Quando: 20 de novembro

Horário: às 17h (terça)

Onde: Biblioteca (15º andar)

  • AS MAMÁS – MULHERES EM CONEXÃO

Roda de conversa entre as marcantes presenças femininas no Brasil. Louise Edimo (Camarões), Prudence Libonza (R.D. Congo) e Maitê Freitas (Brasil). Além da roda de conversa, haverá uma intervenção artística com Ágata Matos (Brasil).

Quando: 21 de novembro

Horário: às 19h (quarta)

Onde: Biblioteca (15º andar)

  • CONEXÃO POÉTICA

Roda de conversa com poetas e escritores Ermi Panzo (Angola), Sonny (Gana) e Thata Alves (Brasil). Intervenção artístico/poética: MiniSlam Deusa Poetiza e Lews Barbosa

Quando: 22 de novembro

Horário: às 19h (quinta)

Onde: Biblioteca (15º andar)

  • CONEXÃO ESTÉTICA E RESISTÊNCIA

Roda de conversa com influenciadores visuais e empreendedores do universo da moda com Gaye Cheikh (Senegal), Amanda Coelho – Diva Green (Brasil) e Paloma Botelho (Brasil).

Com performance com Maiwsi Ayana (Brasil).

Quando: 23 de novembro

Horário: às 19h (sexta)

Onde: Biblioteca (15º andar)

  • CONEXÃO POEMA CANÇÃO

O projeto Poema Canção encontra a Semana Afrikanse e traz uma parceria entre a música brasileira e a poesia congolesa.

Essa parceria cruzou os mares e trouxe consigo muito da literatura africana e das canções afro-brasileiras. Com Francois Muleka e Marissol Mwaba (R.D. Congo).

Quando: 24 de novembro

Horário: às 17h (sábado)

Onde: Biblioteca (15º andar)

  • SARAU AFRIKANSE

Artistas imigrantes africanos reúnem todas suas facetas artísticas profissionais e apresentam no Sarau Afrikanse.

Hábitos e costumes da África, a poética africana desde a sua integra oral, musical escrita e falada. O sarau surge para fortalecer a unidade africana presente na diáspora, assim como também pretendem trazer e expandir a cultura matriz através das suas obras. África do Sul, Angola, Congo, Guiné, Senegal, Togo e outros países africanos…São as diferentes Áfricas que fazem o projeto. Por meio de uma narrativa de desmistificação, desconstrução do imaginário estereotipado, o Sarau Afrikanse quer mostrar a África pelo que de fato é, através da música, poesia e bate-papo.

Com Ermi Panzo (Angola), Yannick Delass (Congo), Shambuyi Wetu (Congo), Chavonga (Angola), Nduduzu (África do Sul) e Gloire Ilonde (Congo).

Quando: 25 de novembro

Horário: às 17h (domingo)

Onde: Praça (Térreo)

 

SERVIÇO
SEMANA AFRIKANSE
Quando: de 20 a 25 de novembro de 2018
Horário: às 17h (terça, sábado e domingo) e 19h (quarta, quinta e sexta)
Local: Biblioteca (15º andar) e Praça (térreo) *
Ingressos: Grátis – não é necessário retirar ingressos
Classificação etária: Livre
*Encerramento

 

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Imagem: Divulgação

- PUBLICIDADE -