Servidores participam de capacitação sobre ficha de notificação de violências

- PUBLICIDADE - Anuncie

Cerca de 30 servidores da Prefeitura de Guarulhos participaram nesta quinta-feira (11) de uma capacitação sobre a ficha de notificação de violências interpessoal /autoprovocada, instrumento que será utilizado pela rede de proteção intersetorial de crianças e adolescentes para notificar violência ou suspeita contra esse público no município.

Todos os participantes fazem parte da Comissão Intersetorial para Construção e Monitoramento do Programa de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, que reúne representantes de diversas secretarias municipais, dos Conselhos Tutelares, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Programa Prefeito Amigo da Criança e das diretorias de ensino Guarulhos Norte e Sul.

“Um dos objetivos desta comissão é pensar estratégias para criar fluxos e aperfeiçoar os já existentes no município referentes aos encaminhamentos e acompanhamentos dos casos de violências ou de suspeita de violências contra crianças e adolescentes. A capacitação é importante para que possamos nos aprimorar e buscar estratégias para evitarmos as subnotificações, culminando em dados mais assertivos para o avanço das políticas públicas voltadas a esse segmento”, explica Márcia Smerdel, coordenadora da comissão e representante da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos.

A capacitação foi ministrada pela representante da secretaria da Saúde Heid Hungaro Nogutti, da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, setor responsável pela vigilância das violências em Guarulhos. O documento, que começará a ser implantado em breve, deverá conter informações como dados gerais do assistido, de residência, da ocorrência, tipos de violência, dados do provável autor da violência e seus encaminhamentos.

- PUBLICIDADE -