Servidores da Prefeitura concluem curso de tecnologia e desenvolvimento sustentável


Um grupo formado por servidores de diversas pastas da Prefeitura e por membros do Conselho de Saúde e do Orçamento Participativo concluiu nesta quarta-feira (29) o curso Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Ferramentas Tecnológicas para Planejar Políticas Públicas, ministrado pela Escola de Administração Pública de Guarulhos (Esap), vinculada ao Departamento de Modernização Administrativa da Secretaria de Gestão.

As aulas foram iniciadas em abril e tiveram como objetivo difundir os ODS por meio de ferramentas colaborativas gratuitas. Os ODS foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a proposta de erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global até 2030.

Ao longo de dez encontros semanais foram trabalhados com os participantes a construção e os conceitos das políticas públicas, bem como a importância do planejamento e do monitoramento ao longo desse processo.

“É sempre muito bom aprender, ter novas vivências e experiências, rever pessoas e fazer amizades. Com certeza teremos a oportunidade de desenvolver parcerias e projetos em conjunto daqui para a frente mesmo atuando em áreas bem distintas, pois tudo está interligado, conforme aprendemos com os ODS”, disse o analista de TI Daniel Ribeiro, aluno do curso que atua no Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da administração municipal.

De acordo com o Departamento de Modernização, um nova edição do curso está programada para este ano e a expectativa é que os ODS e suas metas contribuam para fortalecer e otimizar as políticas públicas nas diversas esferas do município.

O curso teve a participação do coordenador-geral de Capacitação de Altos Executivos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), João Vitor Faria Domingues, que proferiu a aula inaugural, e de duas técnicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Marcela Pégolo da Silveira e Débora Geórgia Tristão, que ministraram palestras.

- PUBLICIDADE -