Serviço de coleta seletiva é retomado em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos retomou nesta segunda-feira (27) o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis nos circuitos de coleta nos bairros e nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Por conta das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus, o serviço foi interrompido temporariamente e agora retorna com protocolos de segurança reforçados.

Para preservar a saúde dos trabalhadores, catadores cooperados das três centrais de triagem municipais (Vila Galvão, Taboão e Jardim Ponte Alta) receberam máscaras de tecido, protetor facial (face shield), luvas e avental para uso obrigatório durante coleta e triagem de materiais. Na utilização da mesa ou esteira de triagem os cooperados não podem mais ficar um de frente para o outro, devendo manter distância lateral de dois metros.

Além disso, os recicláveis coletados passarão por um período de descanso de cinco dias e higienização com solução de água sanitária antes do processo de separação. Veículos de coleta, que agora contam com água e sabão para higiene das mãos, e ambientes de trabalho serão limpos diariamente com essa mesma solução.

“A coleta seletiva é fonte de sustento para muitas pessoas, mas devido à pandemia as atividades foram suspensas para poupar a saúde desses trabalhadores. As diretrizes de proteção aos envolvidos na coleta e na triagem de materiais recicláveis foram elaboradas com base em documentos apresentados por representantes de associações e cooperativas de catadores, técnicos da área de limpeza urbana e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Vigilância Sanitária, de ONGs e de universidades. Dessa forma podemos retomar com tranquilidade esse serviço que, além de trazer sustento para muitas famílias, também é de extrema importância para o meio ambiente”, explica Alexandre Lobo de Almeida, secretário em exercício de Serviços Públicos.

É importante ressaltar que máscaras e luvas não devem ser descartadas junto ao material de coleta seletiva e também que, em caso suspeito ou confirmado de Covid-19 na residência, nenhum material deve ser destinado à coleta seletiva.

Os roteiros do serviço de coleta seletiva residencial de materiais recicláveis estão no link www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/coleta-seletiva.

Descarte de lixo residencial durante a pandemia de Covid-19

Para ajudar a população a esclarecer dúvidas sobre os procedimentos adequados na hora de dispor os sacos para a coleta, o Departamento de Limpeza Urbana de Guarulhos criou uma página na internet com orientações sobre como tratar os resíduos, incluindo os materiais recicláveis, neste momento de isolamento social. Para conferir todas as orientações acesse http://lixozero.guarulhos.sp.gov.br/conteudo/covid19.

Fonte: Prefeitura de Guarulhos